domingo, 20 de abril de 2008

Ciume


Muito se fala sobre o ciume como uma questão doentia.Em muitos casos é realmente porque levado a extremos, quando existe um sentimento anormal de posse do "objecto" amado ou de desejo.
Mas o que é certo é que o ciume não é exclusivo da natureza humana, não é uma criação nossa, na medida em que os animais o sentem.Um animal se vê o dono dar importância a alguêm que não ele, fica nervoso, inquieto e demonstra-o vigorosamente com receio que lhe roubem atenção ou carinho. É portanto natural o ciume e não só entre casais de espécie humana.
É a sensação de medo, de perda de amor ou de atenção que o provoca.
Se calhar queriamos até ser "endeusados" ou adorados.
Quando existe paixão, o ciume cresce mais ainda. Só é desiquilibrado quando doentio e se torna irracional.
Não sendo própriamente bom, não o consigo dissociar do amor . Tal como a paixão se vai transformando tb o ciume se vai acalmando com o tempo, à medida que vamos sentindo uma maior confiança principalmente em nós próprios e tb no sentimento que o outro nutre por nós.
E coloco a questão! Será que o ciume não é mesmo natural?
Sei que é um tema polémico e com muitos opositores, sei de algumas pessoas de que gosto muito que estão em total desacordo comigo, mas como sempre, adoro colocar questões em debate!
Ana C.

4 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o ciúme - em quantidade moderada - é bom, porque ele comprova também à pessoa que é seu objeto, que o(a) ciumento(a) gosta dele.

O lado ruim do ciúme é que ele corroi o amor, tão do ciumento como do seu objeto de ciúme. Um pouco tem graça, muito traz chatice e aborrecimentos de ambos lados.

O importante no ciúme é controlá-lo. Não é com ciúme que se "possui" o outro, mas com doçura, amor, meiguice e ardência ;) O amor gosta de tesão, não de exclusividade...

Um beijo,
Matt.

Edson Marques disse...

Espero não se tenha perdido o que acabei de escrever aqui, sobre os ciúmes..

Abraços, flores, estrelas!

Adriano Caroso disse...

Eu concordo plenamente com você!

Carmim disse...

Penso que conheces a minha opinião sobre o ciúme. Mas, não deixo de concordar que o todos nós já o sentimos e que muitas vezes ele surge de forma natural quando se ama!

Acima de tudo é uma questão de bom senso, de não deixar que o ciúme nos cegue a ponto de sufocar o outro. Tal como tudo nesta vida, o que destrói é a falta de controlo, é o excesso!

Um beijo querida.
Uma óptima semana.