domingo, 20 de abril de 2008

Ciume


Muito se fala sobre o ciume como uma questão doentia.Em muitos casos é realmente porque levado a extremos, quando existe um sentimento anormal de posse do "objecto" amado ou de desejo.
Mas o que é certo é que o ciume não é exclusivo da natureza humana, não é uma criação nossa, na medida em que os animais o sentem.Um animal se vê o dono dar importância a alguêm que não ele, fica nervoso, inquieto e demonstra-o vigorosamente com receio que lhe roubem atenção ou carinho. É portanto natural o ciume e não só entre casais de espécie humana.
É a sensação de medo, de perda de amor ou de atenção que o provoca.
Se calhar queriamos até ser "endeusados" ou adorados.
Quando existe paixão, o ciume cresce mais ainda. Só é desiquilibrado quando doentio e se torna irracional.
Não sendo própriamente bom, não o consigo dissociar do amor . Tal como a paixão se vai transformando tb o ciume se vai acalmando com o tempo, à medida que vamos sentindo uma maior confiança principalmente em nós próprios e tb no sentimento que o outro nutre por nós.
E coloco a questão! Será que o ciume não é mesmo natural?
Sei que é um tema polémico e com muitos opositores, sei de algumas pessoas de que gosto muito que estão em total desacordo comigo, mas como sempre, adoro colocar questões em debate!
Ana C.

5 comentários:

Matthew disse...

Acho que o ciúme - em quantidade moderada - é bom, porque ele comprova também à pessoa que é seu objeto, que o(a) ciumento(a) gosta dele.

O lado ruim do ciúme é que ele corroi o amor, tão do ciumento como do seu objeto de ciúme. Um pouco tem graça, muito traz chatice e aborrecimentos de ambos lados.

O importante no ciúme é controlá-lo. Não é com ciúme que se "possui" o outro, mas com doçura, amor, meiguice e ardência ;) O amor gosta de tesão, não de exclusividade...

Um beijo,
Matt.

Edson Marques disse...

Espero não se tenha perdido o que acabei de escrever aqui, sobre os ciúmes..

Abraços, flores, estrelas!

Adriano Caroso disse...

Eu concordo plenamente com você!

Carmim disse...

Penso que conheces a minha opinião sobre o ciúme. Mas, não deixo de concordar que o todos nós já o sentimos e que muitas vezes ele surge de forma natural quando se ama!

Acima de tudo é uma questão de bom senso, de não deixar que o ciúme nos cegue a ponto de sufocar o outro. Tal como tudo nesta vida, o que destrói é a falta de controlo, é o excesso!

Um beijo querida.
Uma óptima semana.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,