segunda-feira, 10 de março de 2008

Pessimista/Optimista?



Sei que gosto de viver a vida sem complicações.Que a vida me prega inúmeras rasteiras e apesar da aparente fragilidade, arranjo forças onde nem sabia que as tinha ou julgava ter.Apesar de tudo, de tanto "malabirismo", por vezes vejo-me tropeçar em certas rasteiras e mergulho no pessimismo.
Houve quem fizesse um teste com um copo meio de água.O optimista dirá que está meio cheio, o pessimista que está meio vazio.
O segredo do optimismo é não desistir.É a persistência.O optimista persegue os seus objectivos investindo no caminho para chegar à meta.Eu, sinto, que muitas vezes na busca ansiosa da felicidade que sentiria ao alcançar determinado patamar, me esqueço de investir tanto no trajecto.Mas já entendi que é esta a essência que me pode transformar.Finalmente consegui entender e reflectir que a motiviação e persistência me pode levar ao sucesso.A minha auto-estima será uma consequência e não uma causa pois ela eleva-se quando decido combater o tal pessimismo.Aí sinto-me uma guerreira porque travo uma batalha imensa para chegar ao sucesso.Claro que gasto muito mais energia que o optimista mas será que não saberei enfrentar melhor a frustração quando falho um objectivo?Que lido de outra forma quando falham as minhas expectativas?
Penso que aprendemos uns com os outros:nós vamos buscar a motivação e persistência ao optimista e este vem buscar a nós a gestão das expectativas e a táctica de como nos podemos proteger quando os nossos projectos nos correm mal!

Ana C.

2 comentários:

Edson Marques disse...

Ana,

Os otimistas vivem mais.


Em todos os sentidos...


Abraços, flores, estrelas!

Bob disse...

Algo um pouco fora do tema do post, mas que costume seguir como mote, é sempre colocar os meus objetivos bem acima do padrão. Sempre achei que ao colocar metas irreais, mas que sei são irreais e dessa forma não fico triste quando não as alcanço, sempre consigo fazer mais do que se colocasse metas razoáveis.