quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Desabafo


Há momentos como este em que escrevo, em que a tristeza me abate.
Não sei se é depressão mas não há "Segredo" que me console ou me faça acreditar em energias positivas. Se o segredo está na lei da atracção, eu devo estar a atrair o pior para mim.
Sei que vou escrever concerteza meia duzia de disparates mas nem me apetece pensar bem. Só quero desabafar e é sempre desta forma que me liberto.
Como sabem alguns de vocês, tenho estado e continuo à espera da operação que será segundo espero em meados de Setembro. Já não aguento mais. Desde Janeiro engordei 12 kilos e já me encontro com 94 kilos.Com a operação tudo voltará ao normal segundo o cirurgião.
Não tenho estrutura física para isto e a pele estala e forma lenhos que encho de creme para aguentar o desconforto. Sinto-me de novo pesada e cansada.
Muitos não sabem que tenho hipotiroidismo e anemia cronica tendo valores da talassémia, porque tenho globulos que se estão a auto-destruir. Há uns anos atrás foi o meu organismo que começou a rejeitar a minha tiroide como se fosse um corpo estranho mas essa batalha foi ganha como tantas outras. As marcas de tudo isso estão cá no meu corpo e na minha alma.
O meu pequenote cujo problema já conhecem, está agora com outro tipo de atitude que me preocupa e muito. Com as noticias da morte do Michael Jackson e os bombardeamentos noticiosos sobre a Gripe A, ele meteu na cabeça que tem que se desinfectar constantemente porque não quer morrer. Lava constantemente as mãos quando toca em alguma coisa e desinfecta com alcool em gel. Depois vem muito ansioso pôr-me as mãos na cara para que confirme que cheiram a desinfectante e está tudo bem.
Como infelizmente estou sujeita ao serviço de saúde publica desde que a minha vida mudou, só tem consulta de pedopsiquiatria em Outubro e só aí puderei falar com o médico sobre as atitudes que devo tomar em relação a este problema. Noutra altura já teria corrido Seca e Meca para resolver tudo isto mas só me resta ter paciência, fé em Deus e esperar. Quem espera desespera e como é verdade!
Os problemas não ficam por aqui mas são problemas partilhados por milhares de portugueses e não só, porque a crise é mesmo mundial.
A minha mãe faz-me lembrar que existem pessoas com problemas bem mais graves, como se eu não o soubesse mas sinceramente nunca o mal dos outros me serviu de consolo. Eu sei e como lamento e pensar nisso mais me entristece ainda.
Como costumo dizer e sempre acontece, amanhã é outro dia e agora choro mas daqui a pouco algo me fará sorrir. O César hoje acordou com vontade de pintar e a tela está a ficar linda. Saiu agora para ir ter com a sua Daniela e logo mais quando juntar os meus dois piratas que vão dormir comigo, as tristezas certamente serão esquecidas.
Vou sair com o Gonçalo e apanhar um pouco de sol.

Ana Casanova

19 comentários:

nuno medon disse...

Olá! Pelo que li, talvez seja uma depressãozita a caminho. Espero que a operação resolva o teu problema de vez. Boa sorte para a operação! Quanto ao teu filho, isso vai-se resolver. Dá tempo ao tempo! Mas sabes, na televisão e a minha Mãe tá-me sempre a dizer para lavar as mãos, sempre que chegar da rua. O teu filho faz bem em lavar as mãos.... mas o teu problema, talvez esteja no facto de ele estar sempre, constantemente a lavar as mãos.... mas para isso se resolver, tem de haver mais pessoas amigas, família a dizerem-lhe que ele n precisa de lavar as mãos 20 vezes ao dia. Beijos para ti e cumprimentos aos teus filhos. Um abraço para ti! Força!

angela disse...

Ana
Um belo desabafo, tem momentos que é o melhor a fazer, ajuda a não amargurar.
Não sabia de seus problemas de saude e compreendo o dificil que deve ser engordar sem poder fazer nada. A depressão deve ser por conta do hipotiroidismo, ele pode provocar isso, tente não levar muito a sério e faça como agora, escreva, vá tomar sol, fale com um amigo, abrace o filho, etc.
Quanto ao pequeno ele esta manifestando a angustia e tentando controla-la, do jeito que seu desenvolvimento permite. (ele tem entre 1 e 3 anos não é). Ele deve ser sensivel e perceber que a mãe esta agoniada e isto o deixa inseguro, com medo e ele tenta cuidar assim. Não se sinta responsavel pelo que escrevi, ele esta na idade de fazer essas coisas e quando sua expectativa se realizar e a familia estiver mais tranquila ele também acalmara, tente não valorizar essas atitudes dele, nem positiva nem negativamente, de preferencia faça como se não estivesse acotecendo e tente conversar e ver se elevai contando o que o aflige.
Acho que falei demais.
Vocês se amam e acharão o caminho.
beijos

Ana Casanova disse...

Olá Angela,
como nos conhecemos há pouco tempo, ainda não conhece concerteza a história do meu pequenote o Gonçalo mas tenho falado sempre muito dele.
Ele é hiperactivo com défice de atenção e tem um atraso a nível cognitivo.Em termos de maturidade o atraso é de 2 anos que segundo o pedopsiquiatra se irá diluir no tempo. Ele tem 9 anos de idade e toma o estimulante cerebral Ritalina que tem dado resultados no desenvolvimento a nivel escolar mas que nos periodos de pausa, como foram agora as férias grandes, lhe trazem problemas ao fazer o desmame.O médico de pneumologia, porque tb toma vários medicamentos para a asma, mandou agora fazer exames no Hospital do coração para fazer o despiste de qualquer problema.
São várias problemáticas juntas e por isso mais esta veio preocupar-me mais ainda.Como vê pensou que ele teria uns 3 anos e tem 9.
Estas crianças são selectivas segundo o Prof. Volker, e ele é incrivel com o Pc e jogos de playstation até para jovens de 12 ou 16 anos. Há coisas muito dificieis de entender. Ele é disléxico e tem problemas tb de disortografia o que não ajudam nada juntando a toda a problemática.
Penso que a psicologia é a sua área não é? se fôr, agradeço sempre qualquer ajuda.
Obrigada e beijinhos :D

Mylla Galvão disse...

Ana,
Estou lendo um livro Espírita chamad o " A Escada de Jacó" de Carlos A. Baccelli, pelo espírito Inácio Ferreira em que há essa passagem:
" Todos necessitamos de alguém em quem confiamos nos repita aos ouvidos o que já sabemos. O problema, Inácio, é que ainda somos frágeis na Fé e, por nós mesmos, pouco ou nada podemos. Infeliz de quem se considere auto-suficiente! Se não precisássemos dos outros, o nosso egoísmo não teria tamanho" Então vc não está "a escrever disparates" apenas aquilo que lhe vai no coração... E usa a blogosfera para vincular aos amigos o que está sentindo...
Não devemos guardar mágoa no coração. Faz mal ao corpo, antes devemos externá-la para bem longe de nós...
Espero ter te confortado um pouco.
Recomendo a leitura. É a segunda vez q leio o livro.
Obrigado pela visita ao Lua Imaginada. Vc levou o selinho do blog?
bjão

Hugo de Oliveira disse...

Amiga conheço o seu problema. Sou Educador (atualmente trabalho como Coordenandor Pedagógico Geral da cidade onde moro) e conheço crianças na rede de ensino que trabalho que faz o uso desse estimulante cerebral Ritalina. É triste vê crianças fazendo o uso dessas medicações. Porém, o desenvolvimento na escola melhora sim...eu mesmo observo isso sempre com os alunos da rede que além de frequentar as aulas, fazem um trabalho no turno oposta em uma Sala de Recursos Multifucionais com professores especialistas da area.
Amiga te desejo muita coragem e força diante desse problema...Muita paz viu.

Abraços

Hugo

Leo Mandoki, Jr. disse...

como eu já te tinha dito há uns meses atrás...vai tdo correr bem, tenho a certeza. E tu não deves ficar triste nem deprimida, pq vais ter uma vida melhor juntos com os teus filhos e amgos.
beijocas

Alexandre Correia disse...

Olá Ana,

Li o que escreveu e imaginei o que sente. Acredito que consigo mesmo compreender o seu estado de alma e todas as suas preocupações. Do pouco que eu entendi, ao ler alguns dos seus textos e uns quantos comentários, que me deram um enquadramento, a Ana não tem tido uma vida fácil. Nem, de facto, a vida é fácil. É um desafio, maior para uns do que para outros. E quando há um acumular de dificuldades, de problemas que não se superam, parece tornar-se insuportável. Nestas alturas, temos mesmo de inventar forças para continuar a ir em frente e ultrapassar as dificuldades. Sei que é fácil alguém que esteja fora desses problemas dizê-lo e a Ana já deve estar cansada de ouvir palavras de conforto assim. Não é esse o meu recado. O que lhe quero dizer é que não está sozinha. Setembro está a chegar e espero que a sua operação seja um sucesso, que lhe permita recuperar alguns desses problemas. Quanto ao seu filho, tem de ser paciente e de continuar a ajudá-lo a crescer com tranquilidade. E não fale em depressão, que só a palavra já assusta. A depressão é um bicho guloso; quanto mais pensamos nisso mais ele nos domina. Não se deixe levar pela depressão. Tem mesmo de ter força; isso é uma batalha que só a Ana tem de vencer, por si própria. E acredite que está linda nessa foto!

Um beijo,

Alexandre Correia

:.tossan® disse...

Ana, fique calma e enfrente tudo isso para depois você ver e sentir a vida melhorar muito. Eu sei...Vai passar. Beijo

O Antagonista disse...

Força, amiga... estarei rezando por ti.

RENATA CORDEIRO disse...

Boa noite, quer dizer, já madrugada aqui, Ana!
Não adianta falar não fique assim. Depois que tive o meu filhinho, engordei 10 quilos, passei de 40 para 50, era hipotireoidismo, que trato até hoje. E depois que me recuperei da perda, comecei a fazer tratamento e oscilo de 45 para 43, é o meu normal. Mas imagino que o seu caso deva ser um pouco mais grave, ou vc não o tenha detectado a tempo de poder fazer um tratamento, até morrer, com medicamento. Porque, vc sabe, quanto mais velhas ficamos, os problemas se agravam. Eu agora tenho diabetes. Algumas horas atrás, estava ao computador e havia uma mancha branca na perna direita. Parecia pintura gasta. Meti a unha, mas não parava de sangrar, sangue de uma cor que jamais vi. E sabe o que era? Fiz depilação ontem e me encravou um pelinho mínimo, loiro até. E o sangue só foi parar de escorrer 2 horas depois! Para mim, diabetes é algo totalmente novo, o tratamento também é até morrer. Envelhecer é difícil, vc deve desabafar sim, mas sempre me pareceu uma pessoa otimista. Pense que logo, logo vc vai ser operada e que as coisas vão voltar ao normal. Provavelmente, vai ter que tomar uma medicação,porém isso é o de menos.
Já quanto ao seu filho, deve ser difícil uma criança lidar com o alarde da mídia. Todas as pessoas da minha família tomaram vacina contra gripe, exceto eu, que fui a única que não fiquei gripada... Pelo menos, nem os meus sobrinhos gostam do artista, pois ele era um artista, ou melhor, foi, acabou. Para que continuar falando nele?
Obrigada por ir ao meu Blog. Sabe que entrou uma louca hj lá, dizendo que tudo era uma porcaria, os textos, ela estava referindo-se ao post A SEREIA, em que usei um grande excerto de O PESCADOR E A SEREIA, poema de Bernardo Guimarães, tido como o primeiro poeta e fundador do Romantismo no Brasil. E ela me esculachou, dizendo que o texto era ruim! De invejosos, eu me condôo.
Beijos e qualquer coisa, estou no EU E AÍ?, modero comentários, posso não publicar.
Renata

Unseen India Tours disse...

Hi Beautiful !! This is a fantastic post and i really loved this one..THanks for sharing.,.Unseen Rajasthan

Chá das Cinco disse...

Olá!
Eu já ia dormir quando me deparei com o teu problema,não pude deixar de oferecer o meu carinho.
Tenha fé,veja lá na frente o problema solucionado,tudo vai passar depois que você operar.
É bom voce desabafar,tira um peso enorme,se precisar de mim,sabes onde me encontrar.
Um beijo Ana
Gemária Sampaio

RENATA CORDEIRO disse...

Bom dia, Ana!
Bem, vc ainda não me respondeu, mas voltarei.
Você tem ido ao Blog do Carlo Rochas, que nos desenhou? Ontem, ele fez uma postagem maravilhosa, de quadros. Não tive tempo de comentar, mas volto lá daqui a pouco. E há um retrato, Ana, muito parecido com você. Dê um pulo no Colorabilis e veja.
Beijos,
Renata

Ana Casanova disse...

Renata, o meu problema de hipotiroidismo bem como outros, porque com essa idade estava a fazer uma menopausa precoce, foram detectados com 21 anos. Fiz muitos tratamentos e quando casada com o pai do meu filho mais velho, o César, fazia exames de 3 em 3 meses e por fim de 6 em 6 meses na Clinica Universitária de Navarra, em Pamplona/Espanha. Foi nessa altura que suspeitaram que podia ter um tumor na tiroide mas graças a Deus não era. O meu organismo estava completamente descontrolado ms tomo hormona tiroideia até morrer e nesse aspecto, a questão é só controlar. O outro problema da anemia crónica é que pelos vistos não é contornável ou pelo menos não está a ser. O peso é um dos aspectos mais complicados e cheguei a usar um 54 de roupa. Depois da colocação da banda gástrica que no ano passado tive que retirar, passei a vestir um 38 e sentia-me outra. Entretanto a banda deu problemas e depois de a retirar e ter a perfuração do estomago, aí tudo se desencadeou de novo e tenho engordado mês após mês.Daí a minha ansia tão grande desta operação que vai diminuir o meu estomago mas desta vez de forma definitiva e que segundo o cirurgião e um dos nossos maiores especialistas nestas operações e o meu tio que é o Director da Cirurgia digestiva me vão trazer de novo aquele peso que tive. Eles dizem que não me preocupe porque esta operação não trás os riscos de um By-pass gástrico que é bem mais drástico e que tudo vai correr bem. É isso que espero que aconteça porque já tenho sofrido bastante e durante muitos anos.
Acredite que com todos os problemas que estou a passar, tenho mesmo que ter muita força mas não somos de pedra não é? Por vezes vamos abaixo.
Hoje é outro dia e já me sinto um pouco melhor.
Beijos e obrigada por partilhar também a sua experiência.

netuno artes disse...

Ana,
todos passamos por alguma preocupação ou até mesmo depressão, a depressão em estado avançado é preocupante, pois como vc sabe pode desencadear sérios problemas, mas no teu caso é um momento difícil, vc é querida por muitos amigos , então pare de pensar nos problemas e pense nas coisas boas que a vida tem lhe dado.
Um grande beijo
bjs netunianos

Branca disse...

Ei Ana,
entendo o que vc sente, parece que os problemas aparecem todos de uma vez só e nem sempre estamos fortes no momento em que eles chegam, mas, uma coisa é certa amiga - tudo passa, tudo se resolve, e qdo temos fé, as coisas passam mais rapidamente ainda.
Por isso, força, por vc e mais ainda por seu filho, que depende dessa sua força e da sua tranquilidade...
Fica bem!

Bjo.

Anónimo disse...

Faço votos para que tudo corra bem. Tenho a certeza que sim. A força que transmite na sua escrita deixa adivinhar que, daqui a um mês, estará novamente a sorrir, feliz por tudo ter dado certo.
Um grande beijo

Marcia M. disse...

ANA TENHO UMA AMIGA EM PORTUGAL QUE SOFRE MUITO PORQUE NO CONSEGUE AJUDA PELO GOVERNO PRA CUIDAR DIO FILHO AUTISTA AQUI NO BRASIL É DIFERENTE POIS TEMOS MUITAS ONGS,
QUANTO AO SEU PROBLEMA PEÇO A DEUS QUE LOGO TDS SE RESOLVA E SEMPRE QUE PUDER ME DE NOTICIAS VO TA SEMPRE AQUI TORCENDO POR VC AMIGA,BJS!

Anónimo disse...

Parabéns! Pode ser tristeza, depressão ou algo do tipo. Mas certamente é coragem falar com tanta propriedade sobre a tua alma. Me identifico em várias coisas.

Melhoras!

Ivan