quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Preconceito

Há uns dia atrás recebi um mail que muito me incomodou.Tratava-se de uma anedota que falava sobre a vinda de pessoas para Portugal e terminava com a dica de que os portugueses trabalhavam para sustentar essas pessoas.
Ainda pior para mim o facto da "personagem principal" ser exactamente um Angolano acabado de chegar e que queria agradecer a hospitalidade.
Como é da minha natureza, tive que demonstrar o meu desagrado e comentei até que no mínimo a anedota era de muito mau gosto para além de tudo o resto.
A pessoa acabou por me pedir desculpa e dizer que tinha enviado para vários amigos e que até tinha nascido em Angola como eu mas que nem pensara antes de enviar a mesma.
O que ela pensou eu não sei mas eu na resposta demonstrei-lhe em poucas palavras o que pensava, mesmo tendo certeza que não o tinha feito com segundas intenções no que me dizia respeito.Alguns amigos sabem ao mail que me refiro e também concordaram ser preconceituoso.
Mais umas situações me fizeram pensar no tema durante esta semana: preconceitos raciais, sexuais e tantos outros.
Preconceito é um erro e faz-me confusão quando verifico que existem em pessoas com determinada inteligencia e formação já que não tem como base um raciocionio lógico e sim crenças.Sempre associei e associo preconceito, a ignorância.Uma atitude pré-concebida e descriminatória geralmente passada de pais para filhos e que nem sequer é discutida ou questionada.Também está intimamente ligada a uma enorme teimosia e por vezes tentar falar com pessoas com "cabeças feitas" tornasse muito complicado.
Acho que cabe a cada um, não rotular, duvidar, colocar questões e buscar respostas e só depois ajuizar.Eu tento sempre fazê-lo mesmo e principalmente se não tenho bases para discutir um tema.
Quanto a preconceitos, temos todos a responsabilidade de tentar alterar determinadas condutas sociais, buscando, a CONCILIAÇÃO, RESPEITO e LIBERDADE.

Ana Casanova

16 comentários:

PR Iuris disse...

Epa... não conheço o mail, mas se você diz que não gostou e demonstrou a quem enviou seu desgosto, fez bem.
Acredito que existem 3 coisas muito diferentes na convivência social. Uma é o preconceito, que é desprezível; outra é a discordância que significa que você discorda de atos, palavras, condutas, mas não é contrária, tampouco preconceituosa com alguém; e outra coisa é quando você não gosta de algo feito por alguém, acha um trabalho ruim, uma música feia, sei lá, e expressa sua opinião.
Acredito que as vezes as pessoas misturam tais conceitos, como se fosse proibido falar de determinadas etnias, ou povos... da mesma forma que outras pessoas se aproveitam da "liberdade de expressão" pra serem preconceituosas.

Enfim, pra mim você fez bem, preconceito não é legal. Mas, de todo o modo ainda acredito que a sociedade precisa rever seus hábitos para não acabar se matando com o próprio veneno.

Beijos

Unseen India Tours disse...

Hi Ana !! Very well said !! We as a society needs to change our perception...This is a great post to understand..Thanks for sharing...Will be waiting for your theme post too..Unseen Rajasthan

Ana Casanova disse...

Pâmela, o que se trata é de descriminação contra os imigrantes.
Dantes Portugal era um país de emigrantes e passou a ser de imigrantes.As pessoas não pensam que quem sai da sua terra, o faz por estar em sofrimento e a passar dificuldades e precisa ser bem acolhido.Os estrangeiros não vêem tirar o lugar aos portugueses mas sim muitas vezes fazer o que os portugueses não se sujeitam ou querem fazer.
Posso referir que muitos anuncios de jornal aqui há uns tempos quando pediam empregados, referiam mesmo que apenas queriam romenos, checos ou brasileiros.Porquê?
Porque muitos como estavam ilegais não tinham como reclamar os seus direitos e recebiam o que eles queriam dar e que um português nunca aceitaria como é óbvio.
Se isto não fôr preconceito...
Quanto a Africa é bom de lembrar que muitos portugueses lá estão com optimos contratos e voltarão a Portugal assim que tenham feito o seu "pé de meia".Concerteza querem e devem ser bem recebidos.É disto que falo.
Quanto ao vosso País sei que grande parte do desemprego é do povo de raça negra e principalmente mulheres.Tudo situações que têem que mudar.
Quem tiver opinião diferente da minha eu agradeço que discorde.
Acho sempre importante trocarmos ideias.

:.tossan® disse...

Veja só, o Brasil recebeu os Portugueses e outros tão bem que não tenho palavras.
Mas sei o que os brasileiros passam quando viajam para o exterior, mas isso é um outro capítulo da história. Beijo

PS: Com a globalização deveríamos ser cidadãos do mundo, mas não somos...

PR Iuris disse...

O Brasil hoje Ana sofre desemprego generalizado. Infelizmente, pois TODOS deveriam ter empregos. Mas hoje aqui a crise é geral.
Qto a sua resposta, obrigada. Agora realmente entendi o problema que queria relatar. Esclarecer é sempre bom.

Beijos querida

PR Iuris disse...

Ahhhh e você tem razão. Jorge Amado é bom demais... mas o preconceito que ele sofreu foi diferente. O que dizia respeito a uma sexualidade mais explícita, depois as pessoas viram que ele escrevia muito bem e não era autor de pornografias, como chegou a ser acusado.
Beijos

RENATA CORDEIRO disse...

Ana:
Não sei se lembra de mim, tive vários Blogs, agora me concentro, basicamente, em um, pessoal.
Quanto a preconceitos, é realmente terrível. Quando já pensamos que esse mal foi extirpado da sociedade, nos deparamos com a dura realidade. Sofri e sofro preconceitos de várias maneiras, porque me exponho, mas é o meu jeito de ser, e eu não mudo.
Quando estive em Portugal, fui muitíssimo bem tratada, mas ninguém me julgava brasileira. Sempre me abordavam em inglês, pseudo-alemão e outros pseudo-falares nórdicos. Isso se devia ao fato de eu ser loira e ter os olhos verdes muito claros.
Não sei se tivesse outro aspecto me tratariam preconceituosamente. Creio que não, todos foram muito amáveis.
Pretendo voltar o ano que vem. Com a Europa fechada, não sei como serei recebida. Tampouco estou preocupada com isso. Ou me calo ou respondo na lata, sou assim.
Duro receber mensagens deste tipo, ainda mais por mail. Por isso , não divulgo os meus no meu perfil. Se alguém me pede, porque me quer falar algo que mais ninguém deve saber, eu lhe dou meu endereço eletrônico.
Força, mulher, não se abale. É difícil, eu sei, mas vc tomou a atitude certa.
Desculpe-me invadir o seu espaço, mas não puder calar-me diante do que li.
Um abraço,
Renata Cordeiro

Ana Casanova disse...

Olá Renata,
lembro-me de si e cheguei a visitar algumas vezes um dos seus blogs.Conheci-a através do blog do Carlo Rochas.
Quando dei estes exemplos de preconceitos não generalizei porque cairia no mesmo erro.Como em todo o lado há os bons e os maus e existe muito boa gente nesta terra.
Eu referi-me a situações que ocorreram e ainda ocorrem fazendo lembrar que todos precisamos uns dos outros e todos somos iguais.
tenho certeza que será de novo muito bem recebida.
Eu vivo num Concelho onde existem muitos braileiros e exactamente no sitio onde moro, eu posso dizer que conheço quase todos.
Passei um natal diferente o ano passado, porque depois da visita do Pai Natal, fui passar o resto da noite de 24 de dezembro em casa de uns amigos brasileiros a comer churrasco e uns doces de leite condensado maravilhosos.A musica claro que não faltou e todo o mundo estava divertido.Fez o contraste com o nosso natal do Bacalhau com batatas regado com muito azeite e do peru recheado.
Existem casos pontuais mas temos que lutar contra eles.Em relação ao mail que recebi não foi de uma pessoa estranha e sim de uma pessoa de quem sempre gostei, que conheci num site e que é defensora acérrima dos animais.Tem-me convidado para vários grupos de apoio como o "Patinhas", o "SOS Animais" e eu tenho sempre aderido.Estranhei por isso a falta de sensibilidade para um assunto que lógicamente nos magoa, que é estar longe da terra que amamos.Eu adoro animais e infelizmente as leis ainda os contemplam como coisas e não como seres vivos e por isso continuam a ser alvos de abandono e violência.Agora, não gosto menos de pessoas, entende?
Acho que entendeu o que quis dizer.
Obrigada por ter aparecido e um beijinho.

FOTOS-SUSY disse...

OLA ANA,INFELIZMENTE AINDA NESTES DIAS HA MUITO RACISMO...
CONTINUACAO DE UM DIA CHEIO DE MUITA LUZ E PAZ...
BEIJINHOS DE CORACAO !
SUSY

netuno artes disse...

o nome PRÉ - CONCEITO , já diz tudo, um conceito pre estabelecido antes de qualquer coisa.
É difícil estabelecer regras, quando todos estamos no mesmo m" barco " ( como se diz no ditado popular, aliás um ditado bem brasileiro ), como o amigo Tossan comentou, com a internet, e com a globalização, somos todos didadãos do mundo, se eu poluir a minha cidade ou praia aqui, essa poluição chegará ( MAIS CEDO OU MAIS TARDE ) em outra pria e consequentemente em outra cidade, assim sendo todos temos um pouco de parcela em tudo o que acontece; como discriminar alguém ou alguma coisa, se em futuro próximo poderemos também ser discriminados ? . . . somos todos cidadãos, cada um na sua cidade, cada um no seu país, mas com toda a certeza cidadãos do mundo, tentando conviver em paz, harmonia e respeito, querer ter respeito e respeitar o próximo, mesmo que este próximo, esteja na China, na Rússia, no Tibett, tanto faz , somo irmãos, respitemo-nos; não importa credo, religião, ou partidarismos políticos, somos irmãos, tripulantes desta mesma nave espacial, nave esta chamada TERRA,

ps.: mais uma postagem para se pensar - gostei,

bjs netunianos

RENATA CORDEIRO disse...

Obrigada pelo carinho, Ana, pela visita ao meu Blog e pelo convite para aqui voltar e ler o que me respondeu.
Sei de quem se trata, não cabe aqui mencionar.
Beijos, e o meu carinho,
Renata
PS: Ainda me estou restabelecendo, mas sempre que puder, venho aqui.

P.Winter disse...

Oi,Aninha

Pois é,tem gente que não pensa.Talvez por não serem sensíveis ,pensam que todos são iguais...
O preconceito contido nestas malditas "piadas" é inaceitáveis...coisa de gente má educada e sem respeito.
Fizeste bem em demonstar sua revolta ..é assim que ensinamos como queremos ser tratados..

Querida,há uma missão para vc no meu blog.Gostaria de saber como vc a cumpriria..hehe Nada obrigatório,viu?

Beijos

Éverton Vidal Azevedo disse...

Gostei dessa definiçao de preconceito:

Uma atitude pré-concebida e descriminatória geralmente passada de pais para filhos e que nem sequer é discutida ou questionada.Também está intimamente ligada a uma enorme teimosia e por vezes tentar falar com pessoas com "cabeças feitas" tornasse muito complicado.

Certamente! Tens toda razao. Os preconceituosos sao como muros, e muitas vezes nao adianta bater cabeça com um muro. É certo também que todos podemos ter algum pré-conceito sobre algo ou alguém, mas estamos nos referindo aos que você mencionou né, raciais, sexuais, regionais. Esses que tanto nos dividem e nos separam.

Bj Ana.
Inté!

Luis Ferreira disse...

Um excelente texto que demonstra todo o sentimento do autor.

As palavras soltam-se e falam por si... espelhando assim a sensibilidade de quem sente e a respectiva visão dos acontecimentos.

Parabéns

Luis

Nilson Barcelli disse...

Para além do racismo, que nessas piadas de mau gosto está mais ou menos implícito, os seus autores esquecem-se de vários factos históricos.
Saberão eles, por exemplo, que o nosso ADN contém cerca de 30% de origem árabe? E que outros 30% são africanos? E os restantes são do Norte da Europa e de outras regiões? Ou seja, a maioria de nós, os que nesta altura habitam Portugal, nem sequer são daqui...
Essa tua chamada de atenção foi extremamente pertinente.
Um beijo querida amiga.

angela disse...

Oi Ana
Entendo bem o que diz. A alguns anos estive em Portugal e uma guia falou em determinado momento que tinham muitos brasileiros por lá e que tiravam o emprego, etc. Respondi para ela que entendia ela perfeitamente pois nós recebiamos portugueses a 500 anos e que aquele ouro toda daquela igreja tinham vindo do Brasil. Ela pediu desculpas. Agora, penso que a ignorancia ajuda, ou as vezes não se reflete no que se fala, mas existe uma base emocional muito determinante no preconceito.
Abraços