quinta-feira, 26 de março de 2009

Acredito!

A propósito de um mail e uma conversa trocada com um amigo, resolvi falar de valores.Refiro-me a valores tais como, amizade, fraternidade, sociabilidade, respeito e outros.
Hoje em dia as coisas estão de tal forma que os papeis parecem invertidos ou nem existir por vezes.Não existem regras, não se respeita nada nem ninguém..
Dantes a idade era respeitada e ser mais velho significava, experiência, sabedoria.
Hoje as pessoas mais velhas são desrespeitadas, ignoradas , mal-tratadas.
Como sempre refiro-me à generalidade do que se vê e não a todas as pessoas.Mal seria!
Já me aconteceu a mim, vir num transporte publico e dar lugar a uma senhora de idade e ela sentar-se mas segurando vigorosamente a mala.Claro que eu entendi mas senti uma tristeza imensa.Hoje quem vê caras não vê corações e nunca se sabe o que está por trás de um gesto de delicadeza.Todo o cuidado é pouco.
Uma figura muito respeitada e não sou tão velha assim porque faço 42 anos em Junho, era o professor.Não esqueço a minha professora primária que me acompanhou até à quarta classe em Luanda no colégio que frequentei.O Sagrado coração de Jesus, junto à fortaleza.(A referência do local é para os meus compatriotas que conhecem e concerteza têem tantas saudades como eu.)
Além de tudo o que me ensinou, era extremamente carinhosa e tinha uma paciencia incrivel.
Eu sou canhota e era muito tímida, gaguejava, tinha muita vergonha de dizer alguma coisa errada e ela incentivava-me muito.Nunca a esquecerei.
Quanto aos amigos dos meus pais, eram chamados por nós de tios e tratados como se fossem do nosso sangue.Aliás eu julgava que eram até determinada idade.
Hoje, "tios", são os ditos snobs que não têem onde cair mortos e gostam de viver de aparencias.Como as coisas mudam...
Em casa já não existem hábitos de beijar os membros da familia ao levantar e deitar e beijar os irmãos se forem do mesmo sexo é uma vergonha.
O meu pai com setenta e três anos ainda beija os irmãos e os meus filhos beijam os primos.
Amor e respeito é motivo de vergonha?
Nos empregos, o bom também não é o que cumpre, o honesto...esse é o burro, o pacóvio!Vivam os oportunistas e os espertos porque esses é que tiram vantagem.
Eu ainda sou das que acredita na palavra de honra e não a questiono porque não admito que questionem a minha.
Penso que se nós os resistentes, continuarmos a lutar, educando os nosso filhos com os mesmos valores, ainda pode haver esperança.
Afinal a esperança é a ultima a morrer!
"
Ana Casanova

12 comentários:

Leo Mandoki, Jr. disse...

..não sou nostalgico...acredito em novas formas de educação e respeito que não têm que ser parecidas com o passado....o problema é que não estamos a saber construir essas novas plataformas de educação e respeito...isso sim é grave! e a culpa é nossa e não da juventude mal-educada que anda por aí...

:.tossan® disse...

Somos os sobreviventes da boa e não tão antiga educação, não creio que a culpa seja minha e sim dos novos tempos. Beijo

Ana Casanova disse...

Pois é meu querido Léo,eu sou nostálgica eu sei..lol
Mas a questão está em educar as pessoas e transmitir-lhe valores,não se a forma é igual ou diferente.O que verifico é que muitas vezes não é de forma nenhuma e isso é muito grave mesmo!
Eu pertenço a esta sociedade, e trato os meus filhos com muito amor e carinho mas com muito repeito porque não exijo nada que não dê em troca nem digo não porque não...
eu sei que os tempos são outros mas não é em nome dos "novos tempos" que isto se deve transformar no que se transformou.
Claro que é a minha opinião e admito todas as opiniões contrárias.
Um beijo enorme.Hoje não me deixaste nenhum...

Nadezhda disse...

Infelizmente, e espero que mude, os valores vão se perdendo com o tempo.Muita coisa que eu via quando eracriança(o que fazmuito pouco tempo), já não vejo mais hoje nas crianças. As relações vão mudando, se distanciando cada vez mais.

Uma pena.

;)

Zeze disse...

Olá
Queria lhe dar os parabéns pela beleza e sentimentos que demonstra nas palavras que escreve aqui no blog, li até ao começo dele, simplesmente fantástico!

Beijoka

A.S. disse...

Ana...

Subscrevo na íntegra todo o teu belissimo texto!
Na verdade está a ser preocupante a perda de valores nesta sociedade sem rumo!


Um beijo...

netuno artes disse...

Ser saudosista, não é dar valores ao qhe tem de se dar valor, modernismo para muitos soa como antiquado - " quadrado " como muitos jovens nos chamam, mas se dar valor a esses sentimentos ou a determinadas atitudes é ser sdaudosista, então também o sou,
parabéns pelas palavrtas e postagem
abraços

netuno artes disse...

Somos todos de uma " safra " privilegiada, como um vinho raro !
abçs

kuandr disse...

a postagem ta muito show
mas vim elogiar mesmo hoje é a playlist muito boa xD


abracaooo

Secreta disse...

As pessoas perdem os valores , em troca de uma atitude egoista e vergonhosa.

Adriano Caroso disse...

Realmente os valores estão se modificando a cada dia e, na maioria das vezes para pior. Eu sou daqueles que beija irmãos e amigos. Não importa o sexo.
Beijos

Mr.Jones disse...

Eu sei que ninguém é absolutamente normal... A perfeição, além de ser uma meta inatingível, é algo muito, mas muito chato mesmo!!! Por isso respeito as doideiras das pessoas... Como dizia o poeta: "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

Eu mesmo tenho um monte de parafuso fora do lugar... Sou cheio de manias doidas... Por isso penso que, basta que cada um respeite o outro e o limite do outro (entenda-se por outro aqui, toda e qualquer pessoa que não você mesmo...)
E eu convivo com os mais diferentes tipos de maluco na boa!!! mas o respeito é para todos.
Desculpe ser imenso o comentario, mas como td q eu faço é com intensidade.
abraços