quinta-feira, 26 de março de 2009

Acredito!

A propósito de um mail e uma conversa trocada com um amigo, resolvi falar de valores.Refiro-me a valores tais como, amizade, fraternidade, sociabilidade, respeito e outros.
Hoje em dia as coisas estão de tal forma que os papeis parecem invertidos ou nem existir por vezes.Não existem regras, não se respeita nada nem ninguém..
Dantes a idade era respeitada e ser mais velho significava, experiência, sabedoria.
Hoje as pessoas mais velhas são desrespeitadas, ignoradas , mal-tratadas.
Como sempre refiro-me à generalidade do que se vê e não a todas as pessoas.Mal seria!
Já me aconteceu a mim, vir num transporte publico e dar lugar a uma senhora de idade e ela sentar-se mas segurando vigorosamente a mala.Claro que eu entendi mas senti uma tristeza imensa.Hoje quem vê caras não vê corações e nunca se sabe o que está por trás de um gesto de delicadeza.Todo o cuidado é pouco.
Uma figura muito respeitada e não sou tão velha assim porque faço 42 anos em Junho, era o professor.Não esqueço a minha professora primária que me acompanhou até à quarta classe em Luanda no colégio que frequentei.O Sagrado coração de Jesus, junto à fortaleza.(A referência do local é para os meus compatriotas que conhecem e concerteza têem tantas saudades como eu.)
Além de tudo o que me ensinou, era extremamente carinhosa e tinha uma paciencia incrivel.
Eu sou canhota e era muito tímida, gaguejava, tinha muita vergonha de dizer alguma coisa errada e ela incentivava-me muito.Nunca a esquecerei.
Quanto aos amigos dos meus pais, eram chamados por nós de tios e tratados como se fossem do nosso sangue.Aliás eu julgava que eram até determinada idade.
Hoje, "tios", são os ditos snobs que não têem onde cair mortos e gostam de viver de aparencias.Como as coisas mudam...
Em casa já não existem hábitos de beijar os membros da familia ao levantar e deitar e beijar os irmãos se forem do mesmo sexo é uma vergonha.
O meu pai com setenta e três anos ainda beija os irmãos e os meus filhos beijam os primos.
Amor e respeito é motivo de vergonha?
Nos empregos, o bom também não é o que cumpre, o honesto...esse é o burro, o pacóvio!Vivam os oportunistas e os espertos porque esses é que tiram vantagem.
Eu ainda sou das que acredita na palavra de honra e não a questiono porque não admito que questionem a minha.
Penso que se nós os resistentes, continuarmos a lutar, educando os nosso filhos com os mesmos valores, ainda pode haver esperança.
Afinal a esperança é a ultima a morrer!
"
Ana Casanova

13 comentários:

Léo Mandoki, Jr. disse...

..não sou nostalgico...acredito em novas formas de educação e respeito que não têm que ser parecidas com o passado....o problema é que não estamos a saber construir essas novas plataformas de educação e respeito...isso sim é grave! e a culpa é nossa e não da juventude mal-educada que anda por aí...

tossan disse...

Somos os sobreviventes da boa e não tão antiga educação, não creio que a culpa seja minha e sim dos novos tempos. Beijo

Humana disse...

Pois é meu querido Léo,eu sou nostálgica eu sei..lol
Mas a questão está em educar as pessoas e transmitir-lhe valores,não se a forma é igual ou diferente.O que verifico é que muitas vezes não é de forma nenhuma e isso é muito grave mesmo!
Eu pertenço a esta sociedade, e trato os meus filhos com muito amor e carinho mas com muito repeito porque não exijo nada que não dê em troca nem digo não porque não...
eu sei que os tempos são outros mas não é em nome dos "novos tempos" que isto se deve transformar no que se transformou.
Claro que é a minha opinião e admito todas as opiniões contrárias.
Um beijo enorme.Hoje não me deixaste nenhum...

Nadezhda disse...

Infelizmente, e espero que mude, os valores vão se perdendo com o tempo.Muita coisa que eu via quando eracriança(o que fazmuito pouco tempo), já não vejo mais hoje nas crianças. As relações vão mudando, se distanciando cada vez mais.

Uma pena.

;)

Zeze disse...

Olá
Queria lhe dar os parabéns pela beleza e sentimentos que demonstra nas palavras que escreve aqui no blog, li até ao começo dele, simplesmente fantástico!

Beijoka

A.S. disse...

Ana...

Subscrevo na íntegra todo o teu belissimo texto!
Na verdade está a ser preocupante a perda de valores nesta sociedade sem rumo!


Um beijo...

netuno artes disse...

Ser saudosista, não é dar valores ao qhe tem de se dar valor, modernismo para muitos soa como antiquado - " quadrado " como muitos jovens nos chamam, mas se dar valor a esses sentimentos ou a determinadas atitudes é ser sdaudosista, então também o sou,
parabéns pelas palavrtas e postagem
abraços

netuno artes disse...

Somos todos de uma " safra " privilegiada, como um vinho raro !
abçs

kuandr disse...

a postagem ta muito show
mas vim elogiar mesmo hoje é a playlist muito boa xD


abracaooo

Secreta disse...

As pessoas perdem os valores , em troca de uma atitude egoista e vergonhosa.

Adriano Caroso disse...

Realmente os valores estão se modificando a cada dia e, na maioria das vezes para pior. Eu sou daqueles que beija irmãos e amigos. Não importa o sexo.
Beijos

Mr.Jones disse...

Eu sei que ninguém é absolutamente normal... A perfeição, além de ser uma meta inatingível, é algo muito, mas muito chato mesmo!!! Por isso respeito as doideiras das pessoas... Como dizia o poeta: "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

Eu mesmo tenho um monte de parafuso fora do lugar... Sou cheio de manias doidas... Por isso penso que, basta que cada um respeite o outro e o limite do outro (entenda-se por outro aqui, toda e qualquer pessoa que não você mesmo...)
E eu convivo com os mais diferentes tipos de maluco na boa!!! mas o respeito é para todos.
Desculpe ser imenso o comentario, mas como td q eu faço é com intensidade.
abraços

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,