A propósito de um mail e uma conversa trocada com um amigo, resolvi falar de valores.Refiro-me a valores tais como, amizade, fraternidade, sociabilidade, respeito e outros.Hoje em dia as coisas estão de tal forma que os papeis parecem invertidos ou nem existir por vezes.Não existem regras, não se respeita nada nem ninguém..
Dantes a idade era respeitada e ser mais velho significava, experiência, sabedoria.
Hoje as pessoas mais velhas são desrespeitadas, ignoradas , mal-tratadas.
Como sempre refiro-me à generalidade do que se vê e não a todas as pessoas.Mal seria!
Já me aconteceu a mim, vir num transporte publico e dar lugar a uma senhora de idade e ela sentar-se mas segurando vigorosamente a mala.Claro que eu entendi mas senti uma tristeza imensa.Hoje quem vê caras não vê corações e nunca se sabe o que está por trás de um gesto de delicadeza.Todo o cuidado é pouco.
Uma figura muito respeitada e não sou tão velha assim porque faço 42 anos em Junho, era o professor.Não esqueço a minha professora primária que me acompanhou até à quarta classe em Luanda no colégio que frequentei.O Sagrado coração de Jesus, junto à fortaleza.(A referência do local é para os meus compatriotas que conhecem e concerteza têem tantas saudades como eu.)
Além de tudo o que me ensinou, era extremamente carinhosa e tinha uma paciencia incrivel.
Eu sou canhota e era muito tímida, gaguejava, tinha muita vergonha de dizer alguma coisa errada e ela incentivava-me muito.Nunca a esquecerei.
Quanto aos amigos dos meus pais, eram chamados por nós de tios e tratados como se fossem do nosso sangue.Aliás eu julgava que eram até determinada idade.
Hoje, "tios", são os ditos snobs que não têem onde cair mortos e gostam de viver de aparencias.Como as coisas mudam...
Em casa já não existem hábitos de beijar os membros da familia ao levantar e deitar e beijar os irmãos se forem do mesmo sexo é uma vergonha.
O meu pai com setenta e três anos ainda beija os irmãos e os meus filhos beijam os primos.
Amor e respeito é motivo de vergonha?
Nos empregos, o bom também não é o que cumpre, o honesto...esse é o burro, o pacóvio!Vivam os oportunistas e os espertos porque esses é que tiram vantagem.
Eu ainda sou das que acredita na palavra de honra e não a questiono porque não admito que questionem a minha.
Penso que se nós os resistentes, continuarmos a lutar, educando os nosso filhos com os mesmos valores, ainda pode haver esperança.
Afinal a esperança é a ultima a morrer!
"
Ana Casanova