sábado, 9 de julho de 2011
EDUCAR COM AMOR
Amigos mais um ano escolar terminou e como sempre trago-vos noticias do Gonçalo.
Para quem ainda não o conhece é hiperactivo com défice de atenção, problemas de dislexia e disortografia. Tem necessidades educativas de carácter permanente e tem um currículo individual específico apesar de acompanhar as aulas junto dos colegas da mesma idade.
Fez onze anos em Março e tinha repetido o quarto ano porque começava a despontar para a leitura e todos tivemos receio que pudesse existir um retrocesso se fosse para o liceu onde tudo é diferente já.
A boa nova é que o Gonçalo já sem a ajuda da ritalina, o estimulante cerebral que tomou durante quatro anos, fez a aquisição da leitura e da escrita.
Imaginam concerteza como estamos felizes não é? Esta foi uma das maiores alegrias da minha vida!
No novo ano irá continuar com o mesmo curriculo e acompanhamento também de um terapeuta da fala como até então.
Revela grande interesse pela leitura e escrita e acho que o facto de eu escrever e ele participar tão activamente em lançamentos de livros e tertulias de poesia, tem ajudado a este gosto pelas letras, o que acho muito natural. Ele adora ouvir poesia!
Consegue já responder a frases simples e directas sobre um texto e ordena frases em desordem com facilidade.
Na área da matemática revelou melhorias atingindo os conteúdos propostos no seu currículo individual.
O seu problema maior continua a ser o raciocínio lógico-abstracto mas apesar disso é considerado um aluno com algumas capacidades de acordo com o grau de funcionalidade que apresenta.
Há a evidenciar e realçar a crescente autonomia pessoal, social e funcional e a grande vontade e motivação, factores facilitadores a este sucesso na evolução e aprendizagem.
Este aspecto é para mim essencial, porque sempre acreditei que com muito Amor e Carinho associados a esta grande vontade de Vencer, as Vitórias surgem e os Sonhos realizam-se!
Os desafios são cada vez maiores e continuamos a travar uma grande luta tendo como uma barreira a ser vencida o PRECONCEITO.
Muitas vezes é chamado de deficiente e como não posso educar os filhos dos outros pais, tenho que o preparar para que não sofra e faço-o todos os dias.
Ensino aos meus filhos, o César já a fazer dezoito anos e o Gonçalo com onze que o mundo é de e para todos e se existe alguma "anormalidade" é na cabeça de quem pensa diferente.
Continuamos esta caminhada e estas minhas partilhas, servem para encorajar outros pais de meninos com necessidades especiais e sensibilizar os pais de meninos que não as necessitam, para nos ajudarem.
Esta é a luta que travo, a da Inclusão Social!
Um beijo imenso com muita amizade meu e do Gonçalo e o desejo de Boas Férias para todos.
Ana Casanova
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
PRECONCEITO, um imenso flagelo da "humanidade"!
parabéns Ana, por tanto Amor!
e teu filho já é um vencedor, porque todos vocês o são!
e tens razão, a anormalidade está na mente de quantos não entendem nem aceitam a "diferença", qualquer diferença...!
férias felizes para vocês!
obrigada por esta partilha, que me emocionou!
imenso abraço!
Ana,
Conheço já o Gonçalo, é uma ternura de criança!
Antes de conhecer a Ana pessoalmente já admirava a sua luta, a sua forma de ser e estar, a sua força!Apenas e tão só através da partilha de escritas entre bogues.
Hoje que a conheço, admiro-a muito mais, porque são várias lutas ao mesmo tempo! É sem dúvida uma MULHER como poucas! De quem tenho o grato prazer de chamar AMIGA!
Desejo-lhe para si e a sua familia, as maiores felicidades!
Bjs dos Alpes
(sempre aqui para o que for preciso!)
Que bom que tudo esta correndo bem, fico feliz pela melhora dele, que além de ser bom para ele próprio, é uma alegria e estímulo para você e toda a família.
Também achei que ele cresceu muito, fiquei impressionado,
parabéns à todos,
bjs netunianos
Aqui deste lado do oceano fico torcendo pelo menino Gonçalo e por vocês todos. Muita saúde! Avante! Beijo
Oi, Ana! Oi, Gonçalo!
Fico feliz pelo progresso de ambos!
Ao ajudarmos quem amamos também avançamos muito!
Poesia é maravilhosa e o Gonçalo já prova o bom gosto que tem, pois a Mãe escreve lindos e inspirados poemas.
Continuarei com minhas orações, Feliz por Vocês seguirem cada vez mais Bem e no Bem.
Beijos mil, Amigos de Belas Letras, Boas Palavras!!!
Estive largas horas a ler o teu AnaVision, depois de ter recebido o mail a pedires desvinculação do MyAngola.
Ando também com ideias de me desvincular do Facebook, porque "estes castigos eternos" que me aplicam de não poder solicitar amizade deixam-me fora de mim. Não pelo castigo, que o aceitava de bom grado se fosse justo, mas pela injustiça. Acabaram-me os 14 dias de castigo e parece que estavam à espera do sei fim para me aplicarem mais 30, com o mesmo argumento. Que "solicitar amizade a quem não conheço é assediar". Termo usado por quem já te referi em mail.
Como disse, durante bastante tempo, ontem à noite, li do fim para o princípio o teu blog. Que adorei ler e saber como partilhas a amizade nos versos que te fluem dos dedos. E parei aqui. Exactamente na descrição que fazes do teu filho. Ele é um herói e tu tens que ser a sua heroína. Força, muita força para as batalhas que tendes de enfrentar. A da diferença (não lhe chamo doença) e a da ignorância daqueles que se julgam superiores.
Um beijo e nunca te deixes vencer pelo desânimo.
Não sei se aparece o meu nome após o comentário. Ou se aparece o pseudónimo. De qualquer modo aqui fica aquele por que tu me conheces: o pseud. Alvaro Giesta
Enviar um comentário