sexta-feira, 13 de julho de 2012

GONÇALO - ANO 2011/2012 Boas Novas





Meus amigos, chegamos ao final do ano letivo e venho trazer-vos notícias do Gonçalo.

Em Língua Portuguesa Funcional revelou progressos na aprendizagem dos conteúdos abordados ao longo do ano letivo, revelando alguma autonomia na realização de maior parte das tarefas.

Apresenta também períodos de concentração mais duradouros tendo desenvolvido a compreensão oral e escrita.

Em Matémática Funcional, mostrou interesse pelos conteúdos ao longo do ano, tendo progredido satisfatóriamente.

Melhorou na capacidade de raciocínio, embora ainda necessite de concretizar usando material auxiliar. Fez progressos significativos.

Em todas as matérias tais como Tic, Música, Jardinagem, AVD, o Gonçalo é um aluno empenhado e motivado, conseguindo realizar as tarefas com aproveitamento satisfatório.

Segundo a Professora de Educação Especial, para além desse empenho e motivação, tem um comportamento exemplar.

Existe ainda um problema de auto-estima baixa, precisando de um reforço positivo constante por parte do professor. Esta insegurança e agora sou eu mãe a falar, deve-se também aos problemas que qualquer criança inserida num programa especial tem de enfrentar.

Os preconceitos existem e é confrontado com eles variadas vezes. Continuamos a lutar muito e ele tem que aprender a lidar com a frustração e com as dificuldades e acho que até vai conseguindo fazê-lo.

Os problemas existem dentro da escola porque fora do ambiente escolar, tem os seus amigos e não existem quaisquer diferenças.

Quero contar-vos por fim, que dadas as capacidades reveladas pelo Gonçalo e apesar das medidas educativas implementadas terem sido eficazes (Currículo Individual Específico) o Conselho de Turma achou por bem propor que o Gonçalo para o próxino ano, integre uma turma de "Percurso Curricular Alternativo", dado o nível de competências que já possui. Poderá desta forma ser promovido um melhor desenvolvimento da aprendizagem, criando nele uma maior autonomia e possibilitando uma melhor integração no mercado de trabalho, o que o outro currículo anterior, soube agora, não poderia proporcionar.

Tive muitas dúvidas, coloquei mil questões e os professores deixaram a decisão para uns dias após a matrícula porque entenderam todos os meus receios. O Gonçalo é um aluno de Alínea E e continuará a ser mas saindo daquele currículo não vai voltar atrás e também não é isso o pretendido, naturalmente. No anterior currículo e caso fosse mantido, não poderia na idade adulta, ter um diploma e concorrer ao mercado do trabalho. Estaria sempre dependente de trabalhos que a escola arranjasse e iria fazer "experiências" de trabalho dentro da comunidade. Como os alunos da alínea E estão todos integrados, não há diferenças segundo as suas capacidades. Foi isso que os professores do Gonçalo quiseram mudar.

Ele tem outras capacidades, está a progredir e vamos então enfrentar este novo desafio.

Vai passar a integrar uma turma penso que com 15 ou 16 alunos, quando anteriormente tinha aulas sózinho, só integrando a turma para Desenho e Ginástica. Para o processo de socialização vai ser também muito importante para ele esta integração.

A decisão final é minha como encarregada de educação e depois de devidamente esclarecida, acho que é este realmente o melhor caminho. Certezas dos resultados não existem mas tal como dantes confio no sucesso do Gonçalo que até hoje nunca desistiu.

Está de parabéns o meu filhote!

Ele e eu desejamos a todos os amigos umas óptimas férias e deixamos aquele beijinho de sempre.

Ana Casanova

10 comentários:

Marcia disse...

Minha Linda Poeta quantas noticias maravilhosas eu fico muito feliz minha amiga,um beijo enorme pra ti que amo e para o menino Gonçalo.
PS:Sabes o nome da minha cidade é São Gonçalo rs bjos

netuno artes disse...

Parabéns por mais uma vitória, com certeza irá vencer,
bjs netunianos

Táxi Pluvioso disse...

Parabéns pelo sucesso escolar (vou evitar fazer uma piada sobre o Relvas). boa semana

:.tossan® disse...

Sim, está de parabéns o teu filhote e você que luta com todas as armas do carinho. Admiro muito você e esta mãe. Beijo

José Sousa disse...

Olá amiga, vim dar uma visita em seu trabalho o qual, como sempre, goste e te pedir para deixar um comentário no meu ultimo post em: http://www.queriaserselvagem.blogspot.com

Um abraço e até breve.

OceanoAzul.Sonhos disse...

Ana, o meu carinho ao Gonçalo e a si, desejo-vos tudo de muito bom!

beijinho
cecilia

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

Lindo o seu blog.....

António Jesus Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir meu blog fique á vontade, eu vou retribuir.

Táxi Pluvioso disse...

Espero que a paragem se deva a férias grandes (se é que isso ainda existe), os meus desejos de que o teclado funcione brevemente.

vieira calado disse...

Olá, boa noite!
Creio ser a minha 1ª visita.
O seu blog é interessante e variado!
Saudações poéticas!