sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tive medo

Hoje de manhã, tal como previsto, fui saber o resultado das análises depois dos tratamentos de ferro. Apesar de estar naquela altura "crítica" do mês em que sofro bastante e tal como quase todas as mulheres, fico especialmente sensível, sentia-me tranquila e esperançada.
O pior foi quando vi a cara preocupada da médica quando viu os meus exames.
Havia mais glóbulos vermelhos auto-destruidos e os resultados davam como estando pior que antes da tomada de ferro.
Imediatamente passou todo o tipo de exames de doenças de origem hereditária e outras porque não conseguiu entender a que se deviam tais resultados. Continua a achar que não tenho Talassémia mas voltou também a pedir esses exames específicos mas no entanto e porque se metia o fim de semana, propôs-me fazer uma dose de sangue. Nunca tinha sido transfundida e ela estava a evitar fazê-lo.
Aguentei-me enquanto pude mas quando ela saiu da sala para dar indicações da tirada de sangue para mais análises e para me fazerem a transfusão, desatei a chorar.
Eu tenho noção que preciso ser forte. Eu sei que em qualquer doença, a força e positivismo é fundamental mas não sou de ferro...
A médica entendeu o meu nervosismo e entretanto já tinha ligado para o meu tio, médico da cirurgia digestiva, que se dirigiu logo ao serviço. Ambos disseram que eu precisava ter muita calma e que se vai descobrir o motivo destes resultados.
Passei ao hospital de dia e a enfermeira enquanto ia tratando de me tirar o sangue e preparar para a transfusão, ia-me carinhosamente fazendo festas. Fico feliz quando vejo pessoas que têem vocação para as profissões que escolheram e não as consideram meros empregos, ainda para mais quando se trata de lidar com pessoas que já por si se encontram debilitadas e a precisar de atenção.
Estava tudo pronto, quando a médica chega com novos resultados de sangue que contrariavam os tais que levavam à transfusão. Estes que ela fez no momento, demonstravam que embora apenas 2 gramas, tinha havido uma melhoria nos resultados.
Como não confiou nos outros exames, preferiu não fazer a transfusão mas também não me dar mais ferro, até na próxima sexta-feira poder fazer nova avaliação.
Achou estranho que tivesse havido melhoria em dois dias e não acreditou na fiabilidade dos exames vindos do laboratório e preferiu esperar pelos novos.
Nesse momento com o sorriso dela, surgiu-me uma nova esperança de que não haja tanta gravidade como a pensada, porque mesmo 2 gramas demonstraram que houve qualquer reacção ao ferro e não foi negativa como se pensava.
Para já preciso repousar, acalmar e pensar que vão descobrir o que tenho para poder ser operada. Eles pedem-me um pouco de paciência e tempo para tratarem de mim e levarmos o "barco a bom porto".
Tenho total confiança neles, muita fé em Deus e um amor tão grande pelos meus filhos que vou lutar muito, muito, muito!
Na próxima sexta-feira darei mais noticias. Beijos com muito carinho para todos vocês.

Ana Casanova

17 comentários:

RENATA CORDEIRO disse...

Querida Ana!
Estou aqui, novamente, para manifestar-me solidária, pois comigo correu tudo bem. É certo que houve um pequeno problema, mas como fui muito bem preparada, no fim para o bem tudo resultou. Ontem, já ajustei essa coisa ainda meio estranha, mas que me faz vibrar, e muito.
Seja forte, tenha confiança em si, nos seus amores, nas amizades verdadeiras, na equipe médica, e tudo resultará para o bem.
Sabe que temos duas opções de enfrentar a vida:
Manifestar alegria, não importa o que nos passe por dentro; ou manifestar constante descontentamento.
Ambas são contagiantes e têm efeitos colaterais, bons ou nefastos.
A primeira opção que é a minha e sei que é a sua, a manifestação da alegria, apesar do sofrimento, espalha fluidos que grudam nos poros dos nossos semelhantes e ali permanecem, é a boa opção com efeitos colaterais salutares e bons.
Já a segunda, a manifestação do constante descontentamento, também espalha fluidos, porém nefastos, e pode lançar sobre os ombros do semelhante a própria frustação e a usá-lo como objeto para expiação das próprias culpas.
Sei que é corajosa, fortes, humana, feliz, cercada de pessoas para cima, e que vai sair dessa. É preciso ter paciência sempre. Vou mandar-lhe flores.
Beijos e beijos,
Renata

RENATA CORDEIRO disse...

(Perdi, novamente, o seu e-mail, como reportar-me a vc?)
Beijos,
Renata

Nilson Barcelli disse...

Luta, minha amiga.
Há quem precise de ti.
Eu sei que vais vencer. Põe os olhos no Benfica... andava tão mal e agora é só cabazadas... ontem foram 5...
Desculpa a brincadeira, mas a mensagem que te quero passar é de força e também para te dizer que estou contigo. Vou torcer por ti, podes ter a certeza. Não sei rezar, mas invento qualquer coisa ainda melhor... tu mereces.
Bom fim de semana.
Beijos.

RETIRO do ÉDEN disse...

Querida Ana,


"Saboreai e vede como o Senhor é bom"


Temos um novo post homenageando uma pintora nossa amiga de arte.

Gostaria que visitasse o nosso retirito.

Bjs.com carinho
Mer

Humana disse...

Renata, obrigada pelas flores e pela solidariedade e amizade.
Vou-te deixar lá no blog o meu email. Beijos grandes querida.

Nilson, eu estou a lutar, sim!Quanto ao Benfica, este ano só nos dá alegrias. Adorei ver a cabazada. :D
E diziam os Ingleses que vinham ao Benfica para ganhar. Quem fala antes do tempo...
Agradeço o carinho que sabes, retribuo.
Beijinhos

Mer, também agradeço as suas palavras de carinho.
Vou passar lá no blog.
Beijinhos!

angela disse...

Estamos em uma corrente de amor por você.
beijos

Alexandre Correia disse...

Olá Ana,

A frase é antiga, mas é um dos ditados populares eternos: Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe! Oxalá os seus problemas possam ser ultrapassados quanto antes.

Beijo,

Alex

vieira calado disse...

Olá, bom dia!

As coisas, pelo que nos diz, vão-se recompor.

Às vezes o que é preciso é tempo.

Também quero agradecer as palavras bem estimulantes que deixou no Retiro do Éden, a propósito do meu último livro Viagem Através da Luz.

Desejo-lhe rápido restabelecimento.

Bem haja!

O Antagonista disse...

Força amiga, continuo torcendo muito por você! Vai dar tudo certo e daqui há um tempo, você estará lembrando de tudo isso com humor, você verá!

Tentativas Poemáticas disse...

Só o facto de assumires no blogue que "tiveste medo" revela muito da tua personalidade.
Desconheço em que hospital andas a ser acompanhada mas uma coisa te posso garantir: temos os melhores gastroenterologistas do mundo. A mãe dos meus filhos trabalhou 20 anos na UCIGE - Unidade de Cuidados Intensivos de Gastroenterologia do Hospital de Santa Maria.
Vais vencer, claro!
Já votei e olha que não foi favor nenhum: o vídeo é excelente e merece ganhar, sim.
Beijinho com ternura.
António

Humana disse...

tentativas Poemáticas - Querido António, eu sei que gostas de mim e te preocupas. Também gosto muito de ti.
Eu estou ser seguida no Hospital Pulido Valente. Sinto uma enorme confiança, porque o meu tio e padrinho de nascimento e primeiro casamento, que eu adoro, é o Director da cirurgia digestiva e professor da faculdade de ciências médicas. É um grande médico e não é por ser meu tio ou por o amar e respeitar tanto, que o digo.Outro Angolano mas na minha familia somos todos. Só os avós nasceram cá.
Os médicos que me operam são da cirurgia digestiva e sinto segurança porque ele está sempre presente mas mesmo quando preciso como agora, de estar noutro serviço, como estou agora na Imuno-hemoterapia, quando a médica diz qualquer coisa como foi agora o caso, eu ligo para ele e ele dirige-se imediatamente ao serviço.
É extremamente brincalhão e acaba por me dar coragem mas é um homem muito meigo também.
Sinto o meu coração fraquinho como se fosse o de um passarinho. Só vou lá na sexta-feira para verem o resultado das novas analises que estiverem prontas mas a médica disse que se me sentisse mal, me dirigisse logo lá.
Quanto ao trabalho do Cacinho, eu pedi aos amigos que votassem mas convicta do grande valor do trabalho. Eu adorei o vídeo!
Beijinhos e mais uma vez obrigado.
Dá um beijo meu à Isabel, sim?

Tentativas Poemáticas disse...

Muito Obrigado, Ana

Dou um beijinho à Isabel, sim. Agora está quase sempre deitada. Não tem forças. Pudera! Não se alimenta! E quanto ao seu estado anímico o que podemos esperar? Custa tanto, amiga!
Agora nem a tenho - nem de dia nem de noite - no messenger. Conversávamos e brincávamos tanto!
Bom fim-de-semana.
Beijos
António

Maria Emília disse...

E como não ter medo Ana? Ter medo é próprio da nossa qualidade homana. Eu penso que a Ana é muito corajosa. Continue com essa força, a lutar. É assim que se ganham as batalhas.
Um grande beijinho,
Maria Emília

netuno artes disse...

Demorei para vir aqui, tive problemas com meu computador, o internet explorer não se abria e desta forma não conseguia navegar pela internet; precisei rodar o antivírus, desinstalar alguns programas que estavam trazendo travamentos no pc, e por último baixar uma última atualização do windows, para que pudesse trabalhar normalmente.
Depois de ler todo o texto, concordo plenamente com vc, Á primeira vista é natural que fiquemos transtornados, surge a preocupação , o desespero, mas term de ser forte sim e lutar pela tua saúde pelo teu bem estar, e desta forma transmitir a teus filhos e a teu marido, tua energia e vontade de viver, assim eles tmbm irão devolver a alegria e a própria energia deles para vc.
Nossas vidas, são um trocar de energias, ou seja vc transmite aos seus tua energia positiva e alegria de viver, e eles a devolvem a vc revitalizada, renovada,
um grande beijo e muita saúde e força, torço muito por ti,
bjs netunianos

ANIMAÇÕES disse...

Continuo na torcida por seu restabelecimento..
Acredito que todos os seus amigos estão.
E como diria Raul Seixas..
"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só....
Mas sonho que se sonha junto, é realidade!"

Táxi Pluvioso disse...

Não tenho palavras.

Marcia M. disse...

pasarei por aqui para saber mais de ti bjs e força querida td vai da certo!!