quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O polémico Saramago


O prémio Nobel Português já havia gerado polémica quando afirmou que Portugal deveria tornar-se uma província Espanhola. Segundo ele, só teríamos a ganhar! Reside já há muitos anos na ilha Espanhola de Lanzarote.
As sua novas observações a quando do lançamento do seu mais novo livro "Caim", só poderiam gerar uma nova polémica mas a que ele já nos habituou. Não obstante a mim chocou-me como a tanta gente. Realmente sou católica e creio em Deus e não foi só a igreja que se sentiu ofendida como ele diz.
Afirmou que a Bíblia é "um livro de maus costumes" e retrata Deus como mau e cruel dizendo que é "vingativo e má pessoa".
Não esqueço o seu valor como escritor e obras como "Ensaio sobre a Cegueira" ou a forma como nos apresenta a morte em "Intermitências da morte", no entanto e tal como ele expresso aqui a minha opinião pela mesma liberdade de expressão que tenho ao viver em democracia, tendo o direito a achar que o acho prepotente e excessivo nas considerações. Considero como mais pessoas, que esta foi uma óptima forma de divulgar a nova obra em tempos de crise!
Aceitando sempre toda a espécie de opiniões contrárias, deixo aqui algumas frases suas que considero marcantes:


"Portugal deveria ser provincia de Espanha"


"Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé"


"Deus é um filho da puta" - "Caim"


"Não cumprimento Cavaco Silva"


"A língua é minha e o sotaque é seu".

Resposta a um estudante brasileiro que disse não perceber a sua pronuncia, numa conferência.



Ana Casanova

12 comentários:

tossan® disse...

"A língua é minha e o sotaque é seu". Genial e verdadeira! Também não leio sempre a Bíblia, foram os homens como ele que escreveram. Quanto o resto que diz é uma polêmica que vende muitos livros pode crer. Deixo ele dizer bobagens enquanto trabalha para eu ler. Ótimo texto! Beijo

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Sarava!


Comprei ontem Caim.

E cada vez gosto mais de Saramago.

Mas o 25 de Abril fez-se para isto!

beijoca

netuno artes disse...

A polêmica é feita para isto . . . alguém lucra,
os outros gastam . . .
seja tempo ou dinheiro, rsrsrs,
ou na maioria das vezes os dois juntos . . . mas quem ganha mais é sempre quem lança a polêmica, seja ela qual for, isso chama-se merchandising,
bjs netunianos

Tentativas Poemáticas disse...

A nossa amiga que comentou anteriormente não tem noção nenhuma da realidade política deste país. Ela não sabe para quê e com que interesses foi feito o 25de Abril!?
Queres saber porque publiquei acerca do tema? Porque me indignei com uma "grande defensora da liberdade de expressão" mas que eliminou o meu comentário só porque a minha opinião em relação ao vídeo da Maitê Proença era divergente da dela.
Mas, querida amiga, não nos preocupemos demasiado com estas questões, pois não temos visibilidade. A blogosfera é um espaço de partilha de opiniões. Por isso tenho vindo a seleccionar as amizades.
Claro que te dou razão. Sou cristão, assumo-o no meu blogue e partilho opiniões e ideias com pessoas de vários quadrantes religiosos, com respeito e até brincando. Presumo que se dissesse ao tal indivíduo para ler Allan Kardec ele me mandaria à merda. Por isso lhe dou o valor que ele merece, ignorando-o.
Estou mais preocupado neste momento com a Isabel e contigo que são católicas e com a Alice Barros (Atelier de Jesus) que é evangélica, porém vocês nunca me criticaram por publicar no meu blogue a foto de Jesus, Allan Kardec nem dos Santos. Porque somos pessoas bem formadas e educadas.
Beijinho.
António

Tentativas Poemáticas disse...

Rectificação: Enquanto escrevia entrou o comentário do netuno artes e eu referia-me ao anterior; ...E se eu fosse puta...Tu lias? (por quem tenho estima e consideração, note-se)
António

Unseen Rajasthan disse...

Beautiful post and lovely words !!Unseen Rajasthan

Humana disse...

Tentativas poemáticas - Querido António, acho que a questão passa mesmo pela "confusão" que existe em relação ao conceito de liberdade de expressão.Como dizes e bem somos pessoas educadas e bem formadas!
Quanto ao 25 de Abril realmente não gosto de falar porque a descolonização prejudicou-nos tanto que dava lugar a um outro debate.
Um beijinho muito grande para ti e Isabel.

PS-
Amanhã vou saber o resultado das minhas analises depois dos tratamentos de choque com ferro. A médica vai ver se será necessário mais algum tratamento e se não fôr, penso que o cirurgião tomará a decisão quanto à minha operação.
Depois dou noticias.

Cristiana Fonseca disse...

Olá Ana,
obrigada pela visita carinhosa.
Quanto ao texto, pego as palavras de tossan.
Saramago é excelente,principalmente em suas polêmicas.
Beijos,
Cris

Marisa disse...

Oi,Aninha

Polêmico????Ele é irreverente aos extremos....mas,gosto!
Preciso ler Caim!Obrigada pela dica...

Beijo

*Já coloquei a enquete para as escolhas do debate de novembro.Se tiver outra sugestão,posso acrescentar..

Mustafa Şenalp disse...

Çok güzel site :)

Vladir Duarte disse...

Saramago é um gênio, quando escreve. Quando escreve...

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,