quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O polémico Saramago


O prémio Nobel Português já havia gerado polémica quando afirmou que Portugal deveria tornar-se uma província Espanhola. Segundo ele, só teríamos a ganhar! Reside já há muitos anos na ilha Espanhola de Lanzarote.
As sua novas observações a quando do lançamento do seu mais novo livro "Caim", só poderiam gerar uma nova polémica mas a que ele já nos habituou. Não obstante a mim chocou-me como a tanta gente. Realmente sou católica e creio em Deus e não foi só a igreja que se sentiu ofendida como ele diz.
Afirmou que a Bíblia é "um livro de maus costumes" e retrata Deus como mau e cruel dizendo que é "vingativo e má pessoa".
Não esqueço o seu valor como escritor e obras como "Ensaio sobre a Cegueira" ou a forma como nos apresenta a morte em "Intermitências da morte", no entanto e tal como ele expresso aqui a minha opinião pela mesma liberdade de expressão que tenho ao viver em democracia, tendo o direito a achar que o acho prepotente e excessivo nas considerações. Considero como mais pessoas, que esta foi uma óptima forma de divulgar a nova obra em tempos de crise!
Aceitando sempre toda a espécie de opiniões contrárias, deixo aqui algumas frases suas que considero marcantes:


"Portugal deveria ser provincia de Espanha"


"Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé"


"Deus é um filho da puta" - "Caim"


"Não cumprimento Cavaco Silva"


"A língua é minha e o sotaque é seu".

Resposta a um estudante brasileiro que disse não perceber a sua pronuncia, numa conferência.



Ana Casanova

11 comentários:

:.tossan® disse...

"A língua é minha e o sotaque é seu". Genial e verdadeira! Também não leio sempre a Bíblia, foram os homens como ele que escreveram. Quanto o resto que diz é uma polêmica que vende muitos livros pode crer. Deixo ele dizer bobagens enquanto trabalha para eu ler. Ótimo texto! Beijo

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Sarava!


Comprei ontem Caim.

E cada vez gosto mais de Saramago.

Mas o 25 de Abril fez-se para isto!

beijoca

netuno artes disse...

A polêmica é feita para isto . . . alguém lucra,
os outros gastam . . .
seja tempo ou dinheiro, rsrsrs,
ou na maioria das vezes os dois juntos . . . mas quem ganha mais é sempre quem lança a polêmica, seja ela qual for, isso chama-se merchandising,
bjs netunianos

Tentativas Poemáticas disse...

A nossa amiga que comentou anteriormente não tem noção nenhuma da realidade política deste país. Ela não sabe para quê e com que interesses foi feito o 25de Abril!?
Queres saber porque publiquei acerca do tema? Porque me indignei com uma "grande defensora da liberdade de expressão" mas que eliminou o meu comentário só porque a minha opinião em relação ao vídeo da Maitê Proença era divergente da dela.
Mas, querida amiga, não nos preocupemos demasiado com estas questões, pois não temos visibilidade. A blogosfera é um espaço de partilha de opiniões. Por isso tenho vindo a seleccionar as amizades.
Claro que te dou razão. Sou cristão, assumo-o no meu blogue e partilho opiniões e ideias com pessoas de vários quadrantes religiosos, com respeito e até brincando. Presumo que se dissesse ao tal indivíduo para ler Allan Kardec ele me mandaria à merda. Por isso lhe dou o valor que ele merece, ignorando-o.
Estou mais preocupado neste momento com a Isabel e contigo que são católicas e com a Alice Barros (Atelier de Jesus) que é evangélica, porém vocês nunca me criticaram por publicar no meu blogue a foto de Jesus, Allan Kardec nem dos Santos. Porque somos pessoas bem formadas e educadas.
Beijinho.
António

Tentativas Poemáticas disse...

Rectificação: Enquanto escrevia entrou o comentário do netuno artes e eu referia-me ao anterior; ...E se eu fosse puta...Tu lias? (por quem tenho estima e consideração, note-se)
António

Unseen India Tours disse...

Beautiful post and lovely words !!Unseen Rajasthan

Ana Casanova disse...

Tentativas poemáticas - Querido António, acho que a questão passa mesmo pela "confusão" que existe em relação ao conceito de liberdade de expressão.Como dizes e bem somos pessoas educadas e bem formadas!
Quanto ao 25 de Abril realmente não gosto de falar porque a descolonização prejudicou-nos tanto que dava lugar a um outro debate.
Um beijinho muito grande para ti e Isabel.

PS-
Amanhã vou saber o resultado das minhas analises depois dos tratamentos de choque com ferro. A médica vai ver se será necessário mais algum tratamento e se não fôr, penso que o cirurgião tomará a decisão quanto à minha operação.
Depois dou noticias.

Cristiana Fonseca disse...

Olá Ana,
obrigada pela visita carinhosa.
Quanto ao texto, pego as palavras de tossan.
Saramago é excelente,principalmente em suas polêmicas.
Beijos,
Cris

Mari disse...

Oi,Aninha

Polêmico????Ele é irreverente aos extremos....mas,gosto!
Preciso ler Caim!Obrigada pela dica...

Beijo

*Já coloquei a enquete para as escolhas do debate de novembro.Se tiver outra sugestão,posso acrescentar..

Mustafa Şenalp disse...

Çok güzel site :)

O Antagonista disse...

Saramago é um gênio, quando escreve. Quando escreve...