sábado, 14 de fevereiro de 2009

As ideias do outro - Edson Marques


Se amar é mesmo reconhecer afetuosamente o direito que o outro tem de fazer suas escolhas, será que nisso está implícito que deverei aceitar suas idéias, mesmo as absurdas, e incorporá-las como se fossem minhas, se ele assim o desejar? Será que o outro tem sempre razão?
Claro que não.
Cada um de nós tem um sistema de valores.
Então, amar não significa aceitar todas as escolhas que o outro fizer, mas sim somente aquelas que não impliquem uma supressão da minha liberdade pessoal.
Se uma determinada escolha feita pelo outro, que diz me amar, contraditoriamente cerceia minha liberdade, ou violenta minha dignidade, ou me causa algum transtorno de qualquer espécie, então essa escolha dele me faz mal — e deve ser rechaçada com o máximo vigor!
Em hipótese alguma, nunca — absolutamente nunca — nunca devemos compactuar com quem nos fere ou nos amputa.
Acontece que a recíproca também é verdadeira!
Edson Marques Mude Ler Edson Marques faz-me bem, faz-me reflectir!Achei um texto bastante interessante para lerem no dia dos namorados.

7 comentários:

MRB disse...

Paso a desearte muy feliz día del cariño.
Abrazos,
Shanty

MRB disse...

Paso a desearte muy feliz día del cariño.
Abrazos,
Shanty

Anónimo disse...

... Alguém um dia também já disse que a ideia que não procura converter-se em palavra é uma má ideia, e a palavra que não procura converter-se em acção é uma má palavra.
Adoro visitar teu blog...
Abreijos (abraços e beijos)

eu disse...

Quem diz que ama, mas posteriormente com as suas atitudes, cerceia, o direito do outro, constitui uma violação, que habitualmente vai corroendo uma relação. EStou a viver isso.
Espero que esteja melhor, Beijinhos.

netuno artes disse...

Arranjei uma máquina emprestada só para desejar-te um ótimo fim de semana, e torcendo pelas suas melhoras.
Mas é um difícil comentário, nós homens brasileiros, temos fama de sermos machistas é bem verdade, mas o tolher do parceiro, é evidente que estrangula o relacionamento, fica frágil e pode quebrar, mas te confesso que já tolhi relacionamentos passados, penso que esta falha ou defeito, não sei seja mais proveniente de nós homens, vocês mulheres quando agem assim são mais diplomáticas, o homem quando quer sufocar a relação se supera, penso que seja a realidade, entre homem / mulher, mas precisamos sempre nos policiar ...
abçs

Acuarius disse...

luz

O Profeta disse...

Magistral...sensual...

Doce beijo