quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Amor e partilha

Porque esta quadra é de reflexão, porque como mãe me sinto especialmente frágil nesta época, quero partilhar convosco um problema que não é só meu mas de muitos pais que travam uma grande luta porque têem filhos "diferentes".
Tenho certeza que entenderão, este desabafo entre pais e amigos sobre os seus filhos.
"
Querido Renato,
Já há algum tempo que não falamos mas não me esqueço nunca de ti.É sempre com imenso carinho que recebo e vejo todos os mails que me mandas sobretudo da nossa terra que tanto amamos.Espero ir pra lá no próximo ano se Deus quiser.
A vida tem estado cada vez mais complicada e o Gonçalo foi considerado como incapacitado.A Dislexia que tem e o problema que tem a nivel cognitivo não lhe permite aprender a ler e escrever no entanto tudo o resto é perfeitamente normal.O pedopsiquiatra diz que antigamente estas crianças eram consideradas atrasadas mentais quando não o são.Apenas essa parte do cérebro não funciona.Não te sei explicar melhor.
A doença dele é hiperactividade com défice de atenção e toma Ritalina um estimulante cerebral.Tem tido progressos lentos mas vai progredindo e cada passo pra mim é uma vitória.Quero que cresça feliz e consiga ter uma profissão que o estimule e permita que viva quando eu não estiver presente.
Continuo a "roubar" fotos tuas da nossa terra linda.Sabes que sou totalmente fascinada mas digo sempre que são do meu amigo Renato Santos.Lógico que as pessoas que mais se cativam por elas são da nossa terra.
Desejo-te um Feliz e Santo Natal e um 2009 cheio de coisas boas.
Um beijo enorme da amiga que não te esquece
Ana Casanova
"
Minha querida amiga ANA
Gostei muito de te ver por aqui. Só não gostei das notícias do teu Gonçalo.
É uma pena que tão pequeno e já tenha problemas futuros.
Eu também tenho um filho deficiente auditivo. Não sei se já to tinha contado... Perfeito em tudo, Só não ouve, logo não fala.
Não teve escolaridade, veio de angola pequenino, lá não havia escolas para surdos-mudos e aqui em Braga, está num Instituto para pessoas deficientes, onde paga para trabalhar. É o País que temos...
O teu Gonçalo como é pequeno, talvez como tu dizes, tenha progressos lentos mas que os vai adquirindo e se deus quiser, não há-de perdê-los. Sabes que o problema de hiperactividade dele, (atenção) pode vir a ser melhorado com os estimulantes, que ele toma mas, tão pequeno e a tomar comprimidos às remessas. Esses estimulantes é acabar um frasco e começar logo outro.
UM NATAL MUITO FELIZ PARA TI E UMAS BOAS ENTRADAS, COM O PÉ DIREITO E COM MUITA FÉ, QUE EU SEI QUE TU TENS.
TEM FÉ EM DEUS QUE AINDA VAIS TER MUITO ORGULHO DO TEU GONÇALO.
Estes meus votos são extensivos a todos os teus entes queridos e amigos.
Beijinhos do teu amigo certo
RENATO

18 comentários:

Leo Mandoki, Jr. disse...

...eu não queria comentar esse teu post...mas tbm achei que seria algo mto inadequado.....
sempre te vi como uma mulher especial...e agora passei a saber pq és especial.....não quero falar mais nada..fiquei profundamente emocionado com esse teu post...
...tem o teu Natal em descanso e alegria...é só isso
beijos...mas beijos de uma sinceridade absoluta..

eu disse...

Olá, permita que desde já lhe diga que este post, além das várias emoções que me varreram enquanto o lia, sobretudo porque tenho uma filha com dislexia, mas muito ligeira, embora em muito a tenha perturbado nalgumas situações, sei bem o que sente, e nem preciso de lhe dizer o quanto a admiro por ter colocado este texto, mostrando o seu Amor numa partilha que é admirável.
Não a conheço, mas tenho a certeza teria muito gosto nisso. Nunca perca essa capacidade. Um Feliz Natal, com tudo o que de bom ele lhe possa trazer.

Nadezhda disse...

Esse post mostrou um pouco mais de você. E percebi que além da mulher maravilhosa que é, pelo que penso, é ainda mais por enfrentar isso muito bem.

E essa foto está muito linda!

Feliz Natal ;)

Táxi Pluvioso disse...

Estive arredado das lides internéticas durante uns dias e agora venho desejar um Feliz Natal.

João Reis disse...

Não sei mesmo que diga ou que escreva. Natal é dar e receber, Amor e Carinho. Só me resta dizer e desejar-te pela tua coragem Um Natal cheio de AMOR e CARINHO.

VICTORGUAPO disse...

Aninha , só o que te posso dizer: Jamais deixes de pensar que lá em cima "ALGUÉM OLHA POR TI", e jamais percas aquilo que nos faz sempre ir em frente:"A FÉ". Fica com DEUS!!!

João Videira Santos disse...

...as luzes acendem-se e iluminam o carinho que em acordes absolutos acolhe a diferença para que diferentes sejamos todos iguais.

...mesmo quando as diferenças tornam o entendimento mais dificil.

Só mais duas palavrinhas: coragem e esperança!

Beijo

Afrodite disse...

Oi Ana!
Passei para lhe desejar um feliz Natal e desejar que seu ano seja maravilhoso com todas as comnquistas que fizestes até então!
Pegue depois o selinho que te dei,ok?
Um beijo da amiga do lado de cá do Atlântico!
Afrodite

Branca disse...

Você é especial... de coração te desejo muita força, que Deus esteja sempre com vc apontando o jeito certo de lidar com seus problemas.
A medida que cresce, a hiperatividade vai diminuindo, a criança aprende a lidar melhor com suas dificuldades, a Ritalina é o melhor remédio que há, e sua atenção, seu carinho fazem um bem enorme... vai se surpreender aos poucos com a melhora dele.
Eu nunca penso no mal que o remédio pode causar, nesse caso temos que pensar em como é bom ter alguma medicação que possa dar uma melhor qualidade de vida pra alguém...

Desejo, de coração, que 2009 seja um ano de muitas realizações, tanto na vida pessoal como na vida profissional, sempre com muito amor, muita paz...
bjo carinhoso,
Branca.

Anónimo disse...

Ana,


Acabo de ler tua mensagem. E sinto em você a força da Mulher. Que encara a Vida em todos os seus aspectos, decididamente.


Desejo boa sorte, a você e aos teus amores.


Abraços, flores, estrelas..

Unknown disse...

Meus amigos chegou a hora de rever os fatos que marcaram epoca no Entrando Numa Fria espero vcs em mais um inicio de debate..para fecharmos com chave de ouro 2008....

prazer esta akiii
qm ama nao vive

João Videira Santos disse...

Embora já tenha comentado este post, estou aqui para...Agradecer a gentileza em "ler-me" bem como as palavras que me dedica em comentário.

Feliz Ano Novo! - para si e para todos os que forem luz do seu olhar, lembrança da sua memória.

Beijo

C.R. disse...

Querida Ana,

Mil desculpas, mas realmente é complicado, afazeres e preparativos de partida, algo estranhos. Quero antes de mais, desejar-vos as maiores felicidades, mais do que isso, muito mais. Sei quando vou, não sei quando volto. Quantas vezes me passa pela cabeça querer multiplicar-me, é estranho que a vida seja assim. Neste caso , voltamo-nos para o essencial destes mundos que nos rodeiam e que tentamos desamarrar. Um beijo cheio de ternura.

C.R.

Luis Ferreira disse...

Minha querida amiga, para ti e para os teus, os votos de BOAS FESTAS.

Com carinho
Luis


_________________Paz
_______________União
______________Alegrias
_____________Esperança
____________Amor Sucesso
___________Realizações Luz
__________Respeito harmonia
_________Saúde solidariedade
________Felicidade Humildade
_______Confraternização Pureza
______Amizade Sabedoria Perdão
_____Igualdade Liberdade Boa sorte
____Sinceridade Estima Fraternidade
___Equilíbrio Dignidade Benevolência
__Fé Bondade Paciência Brandura Força
Tenacidade Prosperidade Reconhecimento
_______________!!!!
_______________!!!!
_______________!!!!

C.R. disse...

Sem me querer alargar, sabes que muitas vezes vivo com o que tu qualificas-te como “deficiência”, o meu trabalho de auditor, levou-me a mil recantos desta “terra”, passei quatro anos e ainda continuo, a observar, a conviver, a viver o que proclamamos diferença, como se algo tivéssemos que nos diferenciasse e nos alongasse, muito escrevi, pensei, falei, fiz, não sei, continuarei este trabalho porque é talvez o que mais me interessa, outrem. Um dia trocaremos cara a cara sobre o que consideraremos. Entre tanto apenas te posso deixar a força de imaginares que somos diferentes em tudo, nada iguais, nada parecidos, sempre únicos. Que o mais difícil é deixarmo-nos de ver no outro, seja ele qual for, uma entidade carente, incapaz, colocar-lhe numa matriz de diagnósticos, uma etiquetagem “mediática”. Ana, o essencial é que o Gonçalo seja ele, que lute, que tenha uma constante impulsão, equilíbrio de vida, como uma qualquer outra criança, que não vejas nele o que desejas que ele seja ( mas disso já sabes). Temos muito que nos “ensinar” que trocar , que mover e relativizar. Quanto ao metilfenidato, faz parte de um tratamento muito comum, o mais importante é que o Gonçalo não se sinta diferente, ou seja, que não veja ao seu redor a sensação de que os “outros” o sintam diferente (a pessoa mais importante “tu”). Desejo-vos a maior calma e serenidade. Beijo linda menina.

MRB disse...

Que gusto me ha dado el que me hayas visitado. Veo que tienes una linda página y para mí será un placer contar con tu amistad.

Muchos besos,

Shanty

Elcio Tuiribepi disse...

OLá Ana...as vezes acho que sempre tive TDHA como chamamos aqui, mas não do modo hiperativo, mas para o lado do déficit de atenção,sempe fui muito distraído e sofria com isso, só que antigamente esse problema ainda não era estudado como hoje em dia. O filho de um amigo meu tem e também toma Ritalina e melhorou bastante no colégio...portanto...a medicina está aí pronta para ir em frente e manter as esperanças...O mlance de uma profissõ que o agrade é super importante, pois vai motivá-lo, ao contrário se tiver que fazer algo que não goste e o desestimule. Um grande abraço...

Eu disse...

Hoje estou passando pra uma visita rápida
No blog das pessoas que sou seguidora...
Não poderia deixar de vir aqui e lhe dizer:
Que você consiga docemente
Viver, sentir e amar...
Que seja sempre todo coração,
inundado de um amor transparente,
apesar de todo o risco que isso possa significar!
Receba meu abraço carinhoso!
Beijos