Porque esta quadra é de reflexão, porque como mãe me sinto especialmente frágil nesta época, quero partilhar convosco um problema que não é só meu mas de muitos pais que travam uma grande luta porque têem filhos "diferentes".Tenho certeza que entenderão, este desabafo entre pais e amigos sobre os seus filhos.
"
Querido Renato,
Já há algum tempo que não falamos mas não me esqueço nunca de ti.É sempre com imenso carinho que recebo e vejo todos os mails que me mandas sobretudo da nossa terra que tanto amamos.Espero ir pra lá no próximo ano se Deus quiser.
A vida tem estado cada vez mais complicada e o Gonçalo foi considerado como incapacitado.A Dislexia que tem e o problema que tem a nivel cognitivo não lhe permite aprender a ler e escrever no entanto tudo o resto é perfeitamente normal.O pedopsiquiatra diz que antigamente estas crianças eram consideradas atrasadas mentais quando não o são.Apenas essa parte do cérebro não funciona.Não te sei explicar melhor.
A doença dele é hiperactividade com défice de atenção e toma Ritalina um estimulante cerebral.Tem tido progressos lentos mas vai progredindo e cada passo pra mim é uma vitória.Quero que cresça feliz e consiga ter uma profissão que o estimule e permita que viva quando eu não estiver presente.
Continuo a "roubar" fotos tuas da nossa terra linda.Sabes que sou totalmente fascinada mas digo sempre que são do meu amigo Renato Santos.Lógico que as pessoas que mais se cativam por elas são da nossa terra.
Desejo-te um Feliz e Santo Natal e um 2009 cheio de coisas boas.
Um beijo enorme da amiga que não te esquece
Ana Casanova
"
Minha querida amiga ANA
Gostei muito de te ver por aqui. Só não gostei das notícias do teu Gonçalo.
É uma pena que tão pequeno e já tenha problemas futuros.
Eu também tenho um filho deficiente auditivo. Não sei se já to tinha contado... Perfeito em tudo, Só não ouve, logo não fala.
Não teve escolaridade, veio de angola pequenino, lá não havia escolas para surdos-mudos e aqui em Braga, está num Instituto para pessoas deficientes, onde paga para trabalhar. É o País que temos...
O teu Gonçalo como é pequeno, talvez como tu dizes, tenha progressos lentos mas que os vai adquirindo e se deus quiser, não há-de perdê-los. Sabes que o problema de hiperactividade dele, (atenção) pode vir a ser melhorado com os estimulantes, que ele toma mas, tão pequeno e a tomar comprimidos às remessas. Esses estimulantes é acabar um frasco e começar logo outro.
UM NATAL MUITO FELIZ PARA TI E UMAS BOAS ENTRADAS, COM O PÉ DIREITO E COM MUITA FÉ, QUE EU SEI QUE TU TENS.
TEM FÉ EM DEUS QUE AINDA VAIS TER MUITO ORGULHO DO TEU GONÇALO.
Estes meus votos são extensivos a todos os teus entes queridos e amigos.
Beijinhos do teu amigo certo
RENATO