segunda-feira, 28 de maio de 2018

Eco dos Afectos - Lançamento na "Librairie de L'ile" em Genebra









































Caros amigos, no dia 24 de Maio de 2018 pelas 18.30, na Librairie de L'ile em Genebra, foi lançado o meu nono livro de poesia "Eco dos Afectos". A apresentação de autora e obra, foi feita pela jornalista e escritora Jessica Da Silva Villacastin.
Estava um fim de tarde lindo e quente mas a proximidade do rio Rhône transmitia-nos uma certa frescura e tranquilidade, numa cidade que aquela hora é extremamente movimentada. Enquanto esperávamos a chegada de alguns amigos, íamos ouvindo Waldemar Bastos cantando "Muxima" bem como outros temas de Bonga, "Tenho uma lágrima no canto do olho" e Paulo Flores, "Poema do Semba". Realmente a uma quinta-feira às 18.00 horas sair do trabalho e atravessar Genebra, é mesmo complicado e nem todos o conseguiram. Alguns queridos amigos, chegaram para dar um beijinho e logo partiram, sem direito sequer a registo fotográfico, mas todos os gestos de carinho mesmo dos que não puderam estar fisicamente mas que sei que estiveram comigo, de alma e coração, Não serão nunca por mim esquecidos.
A apresentação foi feita num espaço que a livraria reserva para o efeito e desta vez de uma forma diferente. Jessica Villacastin, traduziu os poemas que quis colocar em relevo como, "Há momentos",  "Estranha Vontade", "Voragem" e "Em Verso". Após uma breve apresentação também em português e francês, sobre as minhas biografia e bibliografia, resolveu passar às questões, achando que seria muito mais interessante e dinâmica uma apresentação em forma de conversa. Uma conversa onde a assistência também fez as suas intervenções, colocando questões sobre o tema da minha inspiração, onde se falou no AO (acordo ortográfico) que simplesmente rejeito, mas demonstrando também uma certa curiosidade quanto aos livros que tenho mas já escritos a residir em Genebra. Realmente a diferença sente-se desde o antepenúltimo livro já aqui escrito... Referi entre tantas outras coisas, como a saudade, palavra tão nossa, tem cada vez mais peso e li para todos os presentes o meu poema "Saudade". Impossível não me emocionar ao pensar nos meus filhos a quem dediquei aquele poema e não me passou despercebida a emoção de muitos. Mais uma vez e cada vez com mais peso o que para mim é uma felicidade, estiveram presentes membros das várias comunidades:Angolanos,Portugueses, Moçambicanos e Guineenses.  Esta é uma luta que travo e em que acredito, a da necessidade cada vez maior de união entre toda a comunidade lusófona. Presentes nesta "festa" da palavra e dos afectos, os presidentes das associações "Laços" e a A.L.C.A. - Cidadania Activa, que patrocinaram este meu livro. Finalizámos com o tradicional Porto de Honra e as dedicatórias e fotografias e mais uma vez os afectos se fizeram sentir nas palavras e nos abraços calorosos. Como sempre, acredito que é o Amor a força motora de toda a existência e só ele me permite prosseguir nesta viagem da vida, sempre acompanhada da Poesia.                     

Sem comentários: