terça-feira, 22 de março de 2011

POESIA...DITA E SENTIDA! MARATONA DE POESIA




Como prometido, aqui estou para vos contar o que se passou na Livraria Buchholz em Lisboa, na maratona da Poesia.
A maratona começou as 12.00 mas cheguei à livraria por volta das 16.00 e começámos imediatamente e com a energia habitual a abrir os livros e ao desafio a ler poemas de autores presentes e ausentes e até já desaparecidos.
Adelaide Freitas, Ricardo Bragança Silveira que além dos seus poemas de "Acordar Vivo", disse o grande Fernando Pessoa, Eu que disse poemas do "Desabafos d'Alma" e "Tempo das Incertezas" de Francisco Amaral Jorge e Cecilia Melo e Castro que disse Alexandre O'Neill, Natália Correia, Pedro Támen, Ruy Bello, Mário Césariny, Al Berto, Francisco Amaral Jorge e Ana Casanova, terminando com o seu belo poema "Mareando na maré do mar" que adoro!
Tivémos connosco e chegados entretanto, outros poetas como Emanuel Lomelino, Ana Patacha, Edite Gil, António José Borges com os poemas do seu livro "De olhos lavados/Ho maton moos, edição bilingue traduzida para tétum e Pedro Giestas acabado de chegar de Castelo de Vide mas que não faltou ao evento e nos brindou com poemas de Cristovam Pavia.
Seguiu-se depois a apresentação do livro de Henrique Pavão do "Século" e após um breve interregno para comer qualquer coisa porque o estomago já pedia, apesar da alma estar cheia, prosseguimos então com o professor, critico literário e escritor António Carlos Cortez.
Leu alguns dos poemas do seu livro "Depois de Dezembro" tendo ganho o prémio da sociedade Portuguesa de Autores e em seguida falou sobre "A Poesia".

Cortez, referenciou Pessoa, Florbela Espanca, Gastão Cruz, Ruy Bello, Cesário Verde, Mário Césariny e falou em vários movimentos relacionados com o Café Gelo e Poesia 61, Falando também dos Concretistas, Simbolistas e Surrealistas mas que não nomeou tendo sido reprovado por isso por António Branquinho o que gerou uma certa polémica mas que acho, deu cor e gosto de tertulia a este momento. Também não concordei com algumas posições do escritor e naturalmente no que se refere à escrita Sentimental mas infelizmente o tempo passava a correr e tinhamos que prosseguir. Ficará concerteza suspenso o debate e oportunidades não faltarão.
Terminámos então de forma fabulosa e emocionante com uma apresentação feita pelo Crítico e Divulgador Musical Pedro Pyrrait, com os "Poetas Mal-Ditos" e Melhor Cantados, com nomes como Baudelaire, escutando Leo Ferré "Écoutez la chanson bien douce", "Ma Bohéme", Boris Vian e "Le Déserteur", Serge Gainsbourg na voz de Jane Birkin em "Baby Alone in Babylone", Proyeto Krahe e o humor sarcástico de "Gracias Tabaco" terminando com o contestatário Phil Ochs com "Outside of a small circle of friends".
Terminámos e tendo que encurtar o programa já eram perto da 01.30 da manhã mas apesar de tantas horas sentiamo-nos felizes e com a alma leve nesta tarde e noite que certamente não esqueceremos jamais!
Cristina Mendes, aqui comigo numa das fotos, prometeu que muito mais haverá e cá estamos nós que amamos a Poesia e as Artes em geral, aguardando outros momentos como estes, que nos fazem esquecer do mundo cinzento a que damos pinceladas das mais variadas cores com o uso das palavras que amamos.
Termino como sempre e esperando que nos oiçam, dizendo: VIVA A POESIA!
"
Ana Casanova

5 comentários:

Manu disse...

Olá Ana!
Fiquei muito contente pelo teu convite para este evento. Foi realmente um belo serão de poesia entre gente com um grande amor às artes.
O entusiasmo que os organizadores emprestaram a esta iniciativa faz ter vontade de repetir.
Beijocas

Cecilia Melo e Castro disse...

Foi de facto a noite de todas as emoções!
Cada vez mais fica provado que fazem falta as Tertúlias com que se brindava a poesia, as conversas, a comunicação entre as pessoas, pelos vários cafés de Lisboa numa época que, de cinzenta se tornava rubra de esperança, de saberes poéticos e de cumplicidades attísticas, literárias,culturais.
Ontem foi um dia desses a acontecer em pleno séc. XXI que apesar de dominado pelas tecnologias, não dispensa as palavras ditas, escritas, sentidas, nas folhas de papel que se desdobravam na leitura dos Poetas.
Obrigada à Buchholz por ter proporcionado e sabido organizar este evento tão completo do dia 21 de Março, Dia da Poesia.
Cecília Melo e Castro

Lourdes Carrico disse...

pelo que falas-te foi uma tarde e dia muito lindo e especial para todos.
Espero ke hajam muitos mais momentos felizes como esse que passas-te.
Fico feliz por ti
beijos

Táxi Pluvioso disse...

E, agora, é aproveitar a pica toda para a grande maratona de votos que aí vem. bfds

netuno artes disse...

Parabéns, muito sucesso e que se repita muitas outras vezes esta iniciativa.
Sucesso, muito sucesso, e muita inspiração, pois a arte é:

- inspiração,
- transpiração,
- expiração,

bjs netunianos