quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dialectos da Memória





Queridos amigos, sábado dia 25 de Setembro foi o tão esperado dia do lançamento do meu 2º livro. Mais um "filho" que tenho nascido do coração.
Apesar da experiência não ser novidade, o nervosismo e ansiedade era grande assim como a felicidade.
O Paulo Afonso, um dos editores da Temas Originais fez a apresentação da editora e falou na aposta que faziam na minha poesia e de seguida falou a minha querida amiga Cecilia Melo e Castro e aqui vos deixo com algumas das palavras do prefácio que ela fez para o meu livro a que chamou de "Poética dos Sentidos".
Apenas vou deixar algumas passagens para quem não leu, ou não tem acesso ao livro, possa ter uma ideia, porque os poemas vocês vão conhecendo através deste espaço onde comungo convosco as minhas palavras, apesar de alguns dos poemas ainda não estarem aqui.
"
POÉTICA DOS SENTIDOS
"Nós somos constantemente convidados a sermos o que somos" - Henry David Thoreau -
Ao tomar contacto com a Poesia de Ana Casanova, senti-me levada a um exercicio de pensamento Deleuziano que me trouxe à memória o "tema da intensidade"... uma filosofia do acontecimento... uma filosofia da multiplicidade*.
...Assim de uma forma não-dialéctica, Ana Casanova quer transmitir-nos o seu recado: "É isto que tenho para vos contar, esta sou eu, aceitem a minha autenticidade"!
...Encontrei em DIALECTOS DA MEMÓRIA os seus próprios questionamentos e do mundo que a rodeia. Mundo esse que só aparentemente é a cores, quando não invadido pelos valores simbólicos do que nos faz recuar e avançar nesta caminhada da procura do EU e do OUTRO.
...O que mais amamos na Arte Poética é o belo e o sonho que ela nos pode dar. O que podemos retirar da poesia de Ana Casanova, é o resultado de uma procura permanente e o enunciado de uma experiência consumada....
"
Cecilia Melo e Castro
Agosto/2010
"
Este prefácio-não prefácio, como Cecilia chamou que a levaram a uma análise numerológica filosofica e psicologica, surpreendeu-me e encantou-me e na foto era exactamente isso que estava a expressar.
Acreditem que dizer algo depois desta grande Senhora falar, é complicado.
Com dificuldade devido à emoção que me invadia, agradeci aos presentes que se deslocaram num sábado à tarde até ao Auditório, à Temas Originais pela aposta em mim, à Cecilia por todo o apoio e incondicional amizade e ternura e apenas consegui por fim dizer aos meus dois filhos, como os amo.
Agradeci ao meu artista César a bela aguarela que fez para a capa do livro e as cinco ilustrações femininas, porque explicou na altura, que a poesia da mãe é uma poesia no feminino e foi nisso
que se inspirou e ao meu Gonçalo, cuja luta continuamos a travar para que consiga ler e escrever, eu disse que esperava e sei que ele também, que num próximo livro, ele pudesse ler já, um poema da mãe.
Não me foi possivel na altura dizer mais nada...
A Cecilia leu alguns dos meus poemas e depois desafiou os escritores presentes a ler ao desafio mais alguns ao que todos aderiram e foi lindíssimo!
Seguiram-se os beijos e abraços calorosos e junto com a dedicatória, entreguei um papiro em papel reciclado contendo cada um, poema diferente.
Outra ideia "sorridente" como disse o meu querido amigo Miguel Quaresma, da Cecilia Melo e Castro.
Finálizamos com Porto e bombons que nos adoçaram a boca porque a Alma, essa estava leve!
E foi desta forma que celebrámos o nascimento deste "Dialectos da Memória".
Estou feliz e como sempre faço, partilho convosco tudo. Um beijo com a amizade e carinho de SEMPRE!
"
Ana Casanova









quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Lançamento meu 2º Livro - "Dialectos da Memória"


Meus amigos, venho partilhar convosco mais um momento feliz e importante da minha vida.
Tinha como projecto desde sempre realizar um livro onde estivéssem associados aos meus poemas, ilustrações do meu filho César Sousa.
A Editora Temas Originais, gostou do projecto e aqui estou para vos convidar para o lançamento de mais um livro com poesias minhas e capa (Aguarela) e ilustrações do meu César.
Algumas das poesias já aqui estão publicadas como fiz com o primeiro livro mas muitas ainda estão por publicar. A seu tempo vou partilhar com aqueles amigos que por motivos vários não podem estar comigo neste dia que vai ser mais um dia emocionante.
A minha poesia como sabem é auto-biográfica e retrata na totalidade os meus sonhos, anseios, vivências. Aqui vos deixo uma parte de um poema que escrevi e está no meu primeiro livro e que fala de sonhos...
"
(...) Se tu soubesses o que povoa
em tantos dos meus sonhos,
mas sonhos a concretizar
não por um passo de mágica
porque a mágica é ilusão!
Não quero viver iludida
quero fazer do sonho uma razão.
"
"Desabafos d'Alma - Ana Casanova

domingo, 5 de setembro de 2010

Quente


Detesto a monotonia
a rotina, o sempre igual
Povoam a minha vida
mas nunca a minha mente
sempre cheia de cores vibrantes
fortes, intensas...
pensamentos mirabolantes, fascinantes
imagens belas, exóticas, fantasiosas...
E é na minha mente
e no sangue que me corre nas veias
que a vida pulsa e corre QUENTE
a um ritmo sempre vibrante
até mesmo alucinante!
Ana Casanova

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Quando me olhas





Por estes dias, tive uma maravilhosa surpresa que muito me emocionou.

A minha querida amiga Cecilia Melo e Castro, que aqui vos quero apresentar no meu "cantinho" como sempre lhe chamei, resolveu fazer uma homenagem aos seus amigos poetas no Facebook.

Cecilia Melo e Castro, Info/artista - Artes Electrónicas/Arte Fractal - Video-Artista e Professora Universitária com um vasto curriculum de exposições nacionais e internacionais tendo recebido alguns prémios como o Silver ArtMajeur Art Award em 2009, Proposta ao Prémio Unesco para Artes Electrónicas, 3º Internacional e 2º Nacional e o Prémio da Crítica para Artes Electrónicas do Festival de Vídeo-Arte de Verona-Itália.

Não posso deixar de referir como é uma Poetisa maravilhosa também. Porque infelizmente é mais fácil reconhecer o que é de fora em vez de reconhecer o que é nosso, aqui fica desta forma a minha sentida homenagem à Mulher e à Artista que é uma grande Amiga.



A Cecilia surpreendeu-me com uma pintura sua que aqui mostro com o titulo "O Olhar excede o Olhar, Olhando", com que me presenteou associando ao meu poema "Quando me olhas" e deixo aqui algumas das suas palavras:



"Comecei a homenagear os meus amigos poetas do Facebook.

Comecei porque adoro e escrevo poesia

Comecei porque adoro a vossa sensibilidade e sentimentos

Comecei porque...simplesmente... gosto muito de vocês... meus Poetas!

Hoje homenageio a minha amiga poeta Ana Casanova, com um poema que gosto muito, entre todos os que também gosto.

Um poema retirado do seu livro "Desabafos d'Alma" "Quando me Olhas" e que diz assim:










Gosto do que os teus olhos me dizem,

Gosto do que falam de mim



Vês-me como eu já nem consigo,

mas é tão bom o que sinto

no brilho que eles reflectem,

quando essa imagem volta pra mim...



Será que essa sou eu

aquela que mora em mim?

É tão bom o que sinto

quando me olhas assim!








Autora: Ana Casanova

Livro: "Desabafos d'Alma"







"Minha querida amiga, sempre os olhos, os olhares e o sentir!

Obrigada por partilhar connosco os seus sentimentos e sensibilidade!

Beijinhos."



Não podia deixar de vos transmitir como faço de há alguns anos para cá, tudo o que sinto dentro de mim!

É muito bom ter amigos e estes momentos de carinho e partilha como sabem são muito importantes e especiais.








Ana Casanova